domingo, 13 de março de 2022

 

TRAVA CARREIRA 2: Brigar com a Realidade





Nas minhas conversas com inúmeros profissionais vejo muitos caírem na mesma armadilha, eles estão infelizes, entediados, não conseguem algo da forma que gostariam e gritam: por que o mundo não faz as coisas do jeito que eu quero e acho que tem que ser? A resposta é curta e simples: não é o mundo que tem que mudar, é você.

O Luiz, gerente de contas de um dos times que eu gerenciava, pediu para falar comigo. Ele estava indignado com algumas mudanças que foram implementadas e alteraria um pouco o escopo do seu trabalho. Ele queria entender o que tinha acontecido e a possibilidade de reverter a mudança, pois achava que não ia ter motivação para continuar na função daquela forma. Eu expliquei o motivo da decisão, dei contexto e fui honesto em dizer que era uma decisão final e não aberta a revisão.
 
Só que eu não parei ali, aproveitei para contar a minha experiência em situações parecidas com a que ele estava enfrentando. Eu já passei por algumas boas reorganizações na minha vida corporativa, e, por duas vezes, a mudança feita me afetou de uma forma que eu não queria ou inicialmente aceitava.

O que eu fiz? Eu mudei, não o mundo e não a empresa. Eu. Quando eu vi que o lugar que eu estava não me servia mais, procurei algo diferente. Na primeira vez eu fiz uma mudança interna e na segunda troquei de empresa.

Mudanças e reorganizações vão acontecer quando a gente menos espera ou quer. Quando isso acontece, é preciso analisar a situação e decidir se o novo jogo é um que você quer participar ou se é preciso procurar outro. A opção é ficar amaldiçoando e reclamando de forças que, na maioria das vezes, não podemos controlar. Eu vejo isso como um desperdício enorme de tempo e energia.

O Luiz levou meu conselho a sério, aplicou e passou para uma outra vaga interna alguns meses depois. Ele entendeu que se o lugar que está não nos serve mais, é nossa responsabilidade encontrar um outro.

Não brigue com a realidade, você sempre vai perder. Ache uma outra para fazer parte.



by Luciano Santos - Diretor de Vendas - Autor do livro Seja Egoísta com sua Carreira - 
      Linkedin Top


Nenhum comentário:

Postar um comentário