quinta-feira, 10 de março de 2022

 

Pisando em Tomates - Tudo onde você pode falhar e ninguém fala.



Nessa edição do Pisando em Tomates vamos abordar os aspectos de combinar com os sócios a regra do jogo. algo que todos deveriam ter por prática antes de montar qualquer tipo de negócio. Por que? Porque Empreender é tomar tiro. E você, é o Alvo!!


Senta que lá vem pedrada !!



Uma das principais deficiências da maioria dos empreendedores é saber trazer pro time um perfil adequado. Seja seu sócio, cofundador ou seus colaboradores. Invariavelmente a primeira opção é chamar os amigos. Muitas das vezes por afinidade mais que por competência. Se trazemos por afinidade, escolhemos diminuir o conflito e aumentar o tempo de desenvolvimento do produto. Se escolhemos competência, escolhemos acelerar o processo de desenvolvimento do negócio e aumentar os conflitos. Na grande maioria das vezes de quem contrata por afinidade esquece de combinar com os russos quais são as regras de convivência. Tipo jogo de cartas.

Vamos lá, acho que a maioria já jogou buraco, certo?

Adolescente, minha família costumava passar férias nos na região de Poços de Caldas. Eram hotéis antigos e com grandes salas de mesas de carteado. Meus pais adoravam jogar e sempre encontravam outro casal disposto a uma partida de buraco. Meu pai sempre foi um cara pragmático tipo, como faço para chegar rápido no alvo? Já minha mãe, sempre olhava para meu pai para entender o momentum do jogo, pois era ele que sempre baixava as cartas. Era comum que os casais do outro lado, tivessem sinais de táticas combinadas sobre o que fazer e o que prestar atenção. Meus pais não ligavam e continuavam a jogar. Quando tudo parecia difícil meu pai jogava qualquer coisa na mesa, e era quando os outros subiam pelas paredes.


Entre trincas de coringas, de 4,5,6, 7 e o que lhe desse na telha, ele desmontava qualquer estratégia de canastras completas limpas que valessem muitos pontos. De certa forma, ele trazia todos pro seu patamar, enlouquecendo a “concorrência” e minha mãe, que acostumada com as loucuras dele, simplesmente se adaptava a “tática” (????) kamikaze, e passava a comprar todo o resto da mesa, deixando a concorrência à mingua. Como eles jogavam para se divertir, não perdiam a cabeça e sempre prestavam a atenção no parceiro. Os problemas vinham, e eles se adaptavam. A maioria dos outros casais nunca combinavam as regras antes, assumindo que são universais. Não, cara pálida, não são, não! Não raro via casais saindo da mesa prontos para romperem o casamento por perderem.


Leve pronto para consumir:

  • Não assuma que regras são universais. Tem que combinar o jogo antes;
  • Não culpe o outro. Fogo amigo não ajuda a resolver. Tenha conversas regulares com sua equipe de gestão procurando entender o que está além das palavras.
  • Não deixe elefantes na sala. Eu sei que ele sabe que estou chateado, magoado, p....! Não, cara pálida! Não sabe, não! Você tem que ser franco, aberto e não deixar isso corroer a amizade e os negócios;
  • Já falei para reforçar sempre a mensagem dos elefantes na sala?;
  • Os japoneses têm uma expressão “Fique fluido! ” ou seja, adapte-se as circunstâncias;



By Paulo Espanha é Venture Advisor, Corporate Mentor e empreendedor serial, sócio de diversas startups e Diretor Presidente da Riogamer, a maior e melhor associação de Game devs e e-Sports do RJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário