sábado, 6 de agosto de 2011

O que dizer na entrevista de emprego em caso de demissão

Uma leitora do blog quer saber como lidar com o fato de ter sido demitida de seu primeiro emprego um mês e meio depois de entrar, pelo mesmo chefe que a contratou.

A justificativa foi de que seu perfil não se encaixava com a vaga. Hoje, ela se vê numa tremenda saia justa nas entrevistas de emprego ao ser questionada pelos recrutadores sobre as razões da sua saída da empresa. Assim como ela, muitas pessoas sentem dificuldade em explicar os motivos da demissão quando eles não claros.

Mentir não é o melhor caminho. Mesmo que não exista uma explicação convincente, quando alguém perguntar por que você foi demitido, fale a verdade, que não sabe mesmo, se for isso. No caso da leitora, há alguns sinais nas entrelinhas que apontam os motivos. Ela ainda estava num período de experiência e após algum tempo o chefe descobriu que ela não se deu bem na função.

Isso é comum acontecer. Até mesmo a própria pessoa pode perceber que se equivocou de empresa ou não se adaptou ao lugar. Agora, vale a pena saber que as razões que levaram o chefe a te demitir só interessam a você. É uma forma de você corrigir o que não estava funcionando. Por isso, meu conselho é se restringir a responder de forma sucinta, sem tentar ficar se explicando muito. Ao contrário, procure é mostrar suas habilidades.

Problemas de relacionamento ou perfil inadequado para determinada função são coisas naturais e um bom recrutador já sabe disso. Não é porque você não se encaixou naquela empresa que não pode se encaixar em outra. Mostre seus atributos, fale o que você tem a contribuir para a organização e use a entrevista a seu favor.


Julio Cesar Cardozo

Nenhum comentário:

Postar um comentário