domingo, 24 de julho de 2011

Seus perfis na internet estão lhe prejudicando ?

by Wilame Lima

Você tem ideia de quantas vezes algum possível recrutador ou cliente decidiu dar uma olhada no seu perfil e desistiu de entrar em contato com você? Parece que não, mas informações como uma foto mal interpretada ou um erro de Português podem ser decisivos para alguém decidir entre você ou outra pessoa.

As informações postadas na internet são muito mais sensíveis, pois funcionam como um registro do que você pensa, disse ou se comporta. Provavelmente dizer alguma bobagem num grupo de amigos terá impacto muito menor do que repetir esse erro no LinkedIn ou no Facebook. Por isso, é hora de se perguntar se o seu perfil, alguma vez, já lhe prejudicou.

Uma das formas mais interessantes de se fazer aparecer nos mecanismos de busca é participar em comunidades de mídias como o LinkedIn, Twitter ou Facebook. Alguns grupos abertos permitem a indexação dos comentários dos participantes pelo Google, Bing ou Yahoo! e com certeza, algum dia, alguém lerá o que você escreveu. O problema é quando você está com pressa demais para escrever e deixa as informações do seu perfil incompletas, ou decide comentar um tópico de um jeito mais ou menos.

Algumas dicas que podem lhe ajudar a fazer o seu perfil trabalhar a seu favor, ao invés do contrário são bem básicas, mas não seguidas por muitos usuários. São elas:
  • Não divulgue na internet aquilo o que você não divulgaria na vida ‘real’, principalmente fotografias e comentários pouco produtivos. No caso do LinkedIn, que permite apenas uma foto, seja cuidadoso e detalhista ao escolher aquela que lhe representará. É daquela maneira que você será visto por muitos futuros parceiros de negócios.
  • Cuidado com fotografias de viagens, festas etc. se o seu foco não for fazer amigos ou se relacionar apenas com a família e conhecidos. Neste caso, tenha mais cuidado ainda se decidi aceitar o convite do seu chefe para ser seu amigo no Facebook.
  • Aceitar ou não aceitar? Esta é outra pergunta a respeito dos pedidos de conexão. Bom, você acha que poderia criar uma situação desconfortável se negasse um convite de um superior no Facebook? Provavelmente sim… Então esteja preparado porque muitas pessoas pedirão para se unir à sua rede e a algumas você não poderá dizer não. Melhor manter o perfil decente para não ser pego no flagra caso isso venha a acontecer.
  • Utilize sempre os campos relacionados à formação acadêmica e profissional quando eles existirem, principalmente se o foco da rede forem os negócios, como o LinkedIn ou o Viadeo. Nessas duas, lembre-se que estas informações serão uma espécie de CV digital, então capriche nos dados e evite excessos ou ser demasiadamente lacônico. Ainda vale a regra das duas páginas para um CV.
  • Cuidado com as atualizações automáticas do Twitter no Facebook, ou o contrário, por exemplo, no caso do LinkedIn. Integrar diferentes perfis pode parecer uma boa ideia, afinal de contas, você vai poupar tempo nas postagens, mas se publicar algo inadequado em uma rede, o mesmo comentário aparecerá na outra.

Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário