segunda-feira, 11 de julho de 2016


                  Você conhece sua história?


Pode parecer uma pergunta imbecil numa primeira olhada, mas pare e pergunte-se sinceramente, você conhece sua história?

Pelas minhas contas, já entrevistei, conduzi assessment, atividades em grupo e sessões de planejamento de carreira para cerca de umas 5.000 pessoas e posso afirmar a vocês, pelo menos 80% dessas pessoas ficam desconcertadas com perguntas simples como:
Quais seus 3 maiores sucessos profissionais? Explique sucintamente como era o cenário e como você os alcançou.
Conte-me 2 situações que não saíram como o planejado e o que você aprendeu com essas situações.
Explique-me uma atuação sua que foi marcante ou crítica para sua carreira. O que você faria diferente hoje?
Em todos os níveis, de Estagiários a Executivos, pessoas chegam a processos seletivos ou de planejamento de carreira sem ter clareza da sua história, sem revisita-la e entende-la a fundo. Isso é, no mínimo, preocupante.

Você não precisa ser uma pessoa compulsiva por feedbacks e obcecada pela opinião do outros, mas pelo menos sua própria percepção e opinião você deveria consolidar de tempos em tempos.
Faça o exercício, analise os últimos 12 meses:

-Em termos profissionais, que impactos você gerou na sua área, departamento, network, empresa, negócio ou ramo de atuação? Vale impacto positivo ou negativo. O que esses feitos te mostraram sobre você e sobre a forma como você se relaciona?

-O que você vem trabalhando para desenvolver em seu perfil nos últimos 6 meses? Mas estamos falando de ações concretas, conscientes, com planos.

Dizem que quem não conhece a própria história, está fadado a repetir os erros do passado. E eu complemento, se você não conhece sua própria história, como saber quais os próprios capítulos você vai escrever?

Para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve (mas na verdade, nenhum deles te levará a lugar algum...). Tome as rédeas da sua carreira. Planeje, conecte os passos de forma inteligente, atue com zelo e dedicação, mantenha o foco e, principalmente, seja autêntico!

Conhecendo-se mais e melhor, você tende a ter melhor desempenho nos processos seletivos, ter mais clareza do que você quer para seu futuro e pode agir para que isso aconteça.




Conectando Talentos às Carreiras do Agronegócio


Nenhum comentário:

Postar um comentário