Procurar emprego não é fácil e a rejeição quase sempre é dolorosa. O maior desafio para muitas pessoas é a forma como as empresas testam a resiliência de cada indivíduo.

De acordo com a fundadora e CEO da plataforma de coaching CareerHMO, J.T. O'Donnell, a maneira como o processo é conduzido depende em grande parte das ordens que os recrutadores recebem dos empregadores. Geralmente o melhor candidato na verdade já está empregado e não está procurando vagas ativamente, garante a especialista.

"Geralmente são pessoas que não estão buscando trabalho ativamente, buscam emprego 'passivamente'. Em outras palavras, elas não se importam em consultar vagas anunciadas porque estão felizes o bastante no emprego que se encontram.  Contudo, se uma oportunidade se apresentar, eles podem considerá-la", garantiu a especialista em artigo divulgado pela revista Inc.

Segundo O'Donnell, hoje em dia esses "buscadores passivos" são o santo graal do recrutamento. Para os profissionais que vivem neste meio, é preciso ser habilidoso para conseguir não apenas localizar os melhores talentos como também convencê-los a deixar o emprego atual por um novo.

Veja a seguir as dicas dela para que você comece a agir mais como um candidato passivo, e faça com que os recrutadores é que passem a vir até você.

1. Continue empregado: É uma pena, mas a maioria dos empregadores é tendenciosa. Eles preferem encontrar candidatos que atualmente já estão empregados. Por quê? Porque os gerentes de recursos humanos que eles contratam preferem este perfil. Se você está empregado, isso prova que uma empresa encontrou valor na sua combinação de habilidades e experiências. Para aqueles que não estão empregados atualmente, o melhor é fazer cursos ou mesmo trabalho voluntário: assim você consegue mostrar que pode ser produtivo mesmo entre uma contratação e outra.

2. Otimize seus perfis on-lineRecrutadores também adoram mecanismos de busca, e pode apostar que eles usam ferramentas como o Linkedin para criar buscas personalizadas, e conseguir localizar e avaliar os perfis de candidatos em potencial. Em poucas palavras, quando você preenche seu perfil com a combinação certa de competências e habilidades, isso aumenta as chances de o seu perfil aparecer nos resultados da busca de um recrutador. Simples assim.

3. Crie e siga uma lista de empregadores: Recrutadores amam recomendações. Não é à toa que eles incentivam os funcionários a indicar amigos e colegas. Munido dessa informação, você pode identificar agora mesmo um grupo de 10-20 empregadores para os quais gostaria de trabalhar e começar a segui-los nas redes sociais imediatamente. Use o poder de suas conexões para buscar ser apresentado a pessoas que trabalham lá. Isso está longe de ser uma questão de opinião ou crença, porque não tem segredo: uma vez conectado, você fica mais visível aos recrutadores.

Mas como "só" uma maior visibilidade pode te ajudar nesse sentido? Vamos supor que você se conecte com o José da Silva da empresa ABCDE no Linkedin e também siga o perfil da companhia na plataforma. Numa mera visita ao seu perfil um recrutador já consegue enxergar claramente essas conexões em comum, mesmo que a princípio ele não estivesse o considerando para determinada vaga. Só de mostrar interesse na empresa e fazer amizade com um funcionário você acaba aumentando as chances de um recrutador chegar até você.


Por Danilo Barba