Está difícil ter um retorno depois de inúmeras tentativas? Segundo o New York Post, talvez o problema não esteja na sua formação, capacidade ou experiência, mas na falta de prática na hora de escrever um currículo. 

O jornal norte-americano conversou com Brian Kreuger, ex-VP de Global Talent Acquisition da Amazon, Natasha Stough, diretora de recrutamento da Ernst & Young, Mickelle Dylan, fundador e CEO do The Resume Review para saber: afinal, como fazer para destacar o seu entre todos os outros?

Confira a seguir quatro táticas que, segundo os especialistas, podem alavancar sua busca pelo próximo emprego:

1) Pense como um mecanismo de busca
As chances são de que a primeira leitura do seu currículo seja feita por uma máquina, não um ser humano. Quando você se candidata, o documento que você fez o upload vai parar num aplicativo que o estoca junto com outras centenas (senão milhares) de outros arquivos. A partir desse banco de dados os recrutadores então pesquisam, como no Google, qual o talento que precisam. Portanto, pare de escrever currículos como um currículo, e passe a redigi-lo para um mecanismo de busca. Use as palavras certas. De qualquer forma, crie uma seção de competências no topo do seu currículo com suas habilidades principais. Assim, seja uma máquina ou seu futuro chefe fazendo a avaliação, você aumenta as chances de ser visto como um bom encaixe para a vaga.

2) Facilite o trabalho do recrutador
Seu currículo inclui o básico? É fácil saber onde você estudou, as instituições e conquistas acadêmicas, o que quer fazer e onde quer trabalhar? É preciso lembrar constantemente que o papel do empregador não é adivinhar se você está interessado. Ao colocar o seu objetivo no currículo você precisa ser específico e não embotado. Se a sua meta for algo parecido com "Ajudar as melhores empresas a equilibrar seus balanços", observe que isso não informa muita coisa perto de "uma vaga em Administração no ABC". Isso facilita a vida do recrutador, que verá se a vaga de trabalho disponível está alinhada a sua expectativa, se você não está arbitrariamente mandando e-mails para todas as vagas que vê pela frente, e que você consideraria de verdade uma oferta por parte da empresa.

3) Escreva uma e-carta de apresentação

Apesar das chances de um ser humano ler a sua carta de apresentação serem mínimas, inclua uma sempre que possível. Não tem ideia o que pode funcionar? Bem, essas cartas na realidade são e-mails onde você precisa de uma linha de abertura pessoal como "meu colega Fulano insistiu que eu mandasse pra você", ou "estou me candidatando a outras vagas, mas essa aqui é uma das que eu quero", ou ainda "sempre quis trabalhar para a XYZ". O resto da carta deve consistir de um parágrafo que venda o seu valor, conquistas, reconhecimentos e experiência, um parágrafo que tem a missão de dar exemplos do que você alcançou e como. Ela também precisa ser específica, pois fará a ligação do seu currículo com a vaga para qual você está se candidatando.


4) Aprenda a usar a ferramenta 
No fim do dia, um currículo não é a sua história de vida e nem precisa provar que você vale a pena para o mundo. Na verdade, é uma ferramenta de marketing, que serve para chamar a atenção de alguém de uma forma digna de confiança, única; algo capaz de demonstrar que você fez alguma coisa além de ir para uma sala de aula e passar em meia dúzia de testes.



Por Danilo Barba