quinta-feira, 21 de novembro de 2019

7 dicas para ter um e-commerce de sucesso



Canais de venda conectados, gestão eficiente e estratégia clara para faturamento e lucro são orientações aos pequenos negócios online

  • Assim que surgiu o e-commerce, as empresas encontraram uma possibilidade de vender produtos e serviços para qualquer pessoa no mundo. As lojas virtuais já vendem tanto serviços quanto objetos simples. Mas, apesar de não haver um ponto físico, abrir uma loja virtual exige investimento de tempo e de dinheiro, para que seja lucrativa e sustentável.
Segundo uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, sete em cada 10 brasileiros já fazem compras pela internet. Em 2016, e-commerces brasileiros arrecadaram um total de R$ 19,6 bilhões, indicando um crescimento de 5,2%, se comparado ao ano anterior. Além disso, o número de compradores ativos aumentou 31%.
No segundo dia de Summit Experience (19/11), evento realizado pelo Sebrae Minas e pela CDL BH, o cofundador e chefe comercial da Nuvem Shopping, maior plataforma de negócio da América Latina , Alejandro Vazquez,  apresentou algumas estratégias para alcançar um e-commerce de sucesso.
De acordo com Vazquez, apesar de estarmos engatinhando, mais de 58 milhões de brasileiros realizaram pelo menos uma compra online no ano passado, e é neste cenário que os pequenos negócios encontram grandes possibilidades.
“O que significa um e-commerce de sucesso? Ter os canais de venda conectados (loja virtual, loja física, marketplace, social ecommerce, outros canais de venda); construir uma gestão eficiente (inventário, pedidos, clientes, pagamentos, logística, estatísticas,  marketing e experiência do e-commerce; e traçar uma estratégia clara para faturamento e lucro”, pontua.
Para ele, ainda existem três alavancas que auxiliam os empreendedores que querem melhorar a sua loja virtual: gerar visitas, aumentar conversão e otimizar a experiência pós vendas. Mas para isso, os pequenos negócios precisam encontrar os melhores canais de aquisição, de acordo com o seu público. No mercado há várias opções: Google Ads, Facebook/Instagram Ads, Influencers, SEO, Social, Content Marketing, e-mail marketing, imprensa, grupos de Whatsapp, loja física, parcerias. 
Ele ainda destaca a importância de se dedicar ao tráfego de compra online como meio de chegar e fidelizar o cliente. “Invista de 5 a 10% em marketing, defina campanhas de branding e performance e trabalhe com canais que tenham como foco a recompra e  novos clientes. E, por fim, diminua o CAC (custo de aquisição) e entenda o ROI (retorno de investimento) de cada canal”, explica.
Confira os sete passos para o sucesso do e-commerce, segundo Vazquez:
1) Experiência do seu cliente - Desenhe a jornada, fale com o cliente,  faça pesquisas e busque seus concorrentes. Mas não copie tudo o que eles fazem. Busque o seu diferencial.
2) Pagamentos - Avalie o custo por transação, parcelamento e antecipação. Analise a melhor experiência para o seu cliente. Compare na prática e sempre tenha backup.
3) Logística - Lembre-se que seu cliente pode ser seu vizinho ou estar a milhares de       quilômetros da sua loja. Comece pela sua cidade. Uma dica: frete grátis para eliminar o       maior gargalo do e-commerce no Brasil ou para compras acima de algum valor, promoções e etc. Tenha uma política de troca ou devolução bem definido.
4) Desing - Mantenha a identidade do seu negócio. Customize, mas não abra mão da performance. Pense nas platarformas mais acessadas: o mobile já representa 75% de tráfego e 65% de conversão.
5) Produtos - Se o catálogo for grande, inicie com os principais produtos. Invista em imagens de excelente qualidade, fotos com fundo branco, perspetiva e detalhes. Utilize descrição criativas, completas e exclusivas. Incentive reviews.
6) Equipes e rotina - Descreva os pricipais pilares da sua operação de e-commerce e as pessoas que cuidarão dele. Estabeleça uma rotina, descreva a lista de tarefas diárias, semanais e mensais, definindo responsáveis por elas e as métricas atreladas a elas.
7) Test-drive - Compartilhe com amigos e colegas e solicite feedback ou veja eles navegando no seu e-commerce, sem dar indicações.  Comece com campanhas pequenas. Ofereça atendimentos pelo Whatsapp.
Semana Global de Empreendedorismo
O Summit Experience abriu as ações da Semana Global de Empreendedorismo, em Belo Horizonte. A SGE é um movimento global que busca inspirar, conectar e capacitar pessoas que se interessem em empreender. O movimento acontece entre os dias 18 a 24 de novembro em 170 países.


Agência Sebrae

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