sexta-feira, 1 de março de 2019

             15 opções de franquias virtuais

Cada vez mais empresas de diversos segmentos e áreas de atuação apostam em franquias virtuais. Atrativo, este modelo de franquia costuma chamar a atenção dos investidores graças ao baixo custo operacional.
“Normalmente, franquias virtuais têm menor investimento inicial por não possuírem ponto comercial e instalações – a maioria pode ser aberta em sistema de home office, o que também proporciona flexibilidade de horários – e menor custo operacional, por não haver necessidade da contratação de colaboradores, custo com aluguel e outros”, assinala Bianca Oglouyan, sócia-fundadora da TEAR Franchising.
As franquias online fazem parte de um mercado de alto potencial, que atrai cada vez mais consumidores. Para se ter ideia, o e-commerce brasileiro cresceu 12,1% no primeiro semestre de 2018, movimentando 23,6 bilhões de reais em faturamento. Ao todo, foram 54,4 milhões de pedidos registrados no período, feitos por cerca de 27,4 milhões de consumidores que gastaram, em média, 433 reais por compra. Os dados são do 38º relatório Webshoppers, desenvolvido pela Ebit em parceria com a Nielsen.
Com o crescimento das lojas virtuais e do mercado de comércio eletrônico, cresce também a demanda por serviços online. Segundo a Pesquisa IAB Brasil Digital Adspend 2018, o investimento em publicidade digital no Brasil chegou a 14,8 bilhões de reais em 2017. Até 2021, a previsão é de que o mercado de marketing digital cresça 12% ano, conforme projeção da IAB e ComScore.
Quem busca por franquias virtuais encontra diferentes possibilidades de atuação. As franquias de loja virtual são uma alternativa bastante interessante. Nesse modelo, geralmente os franqueados ficam responsáveis apenas pela divulgação do site e vendas, com a franqueadora encarregada de toda a parte logística da operação – embalagem de pedidos, estoque de produtos e envio das compras para os clientes.
Redes que trabalham com serviços de marketing digital, mobile marketing e aplicativos também são boas opções para atuar nessa área. Aqui, é possível trabalhar em home office oferecendo diversas soluções para empresas de todos os segmentos e portes.
Ainda é possível encontrar franquias de serviços que trabalham com contratação via plataforma online, redes de franquias de turismo com atendimento virtual, entre outras alternativas.
Outra vantagem das franquias virtuais é a oportunidade de instalar-se em cidades pequenas. Por ter um público amplo e facilidade em expandir os territórios sem barreiras físicas, os franqueados conseguem criar um negócio rentável mesmo em municípios menores.

Cuidados ao investir em franquias virtuais

Apesar do investimento acessível e da simplicidade de gestão, é preciso que o perfil do candidato a franqueado esteja alinhado com a proposta do modelo. Quem deseja investir em uma franquia virtual deve ter afinidade com o universo digital ou estar disposto a aprender.
“Geralmente franquias virtuais requerem algum conhecimento em informática ou operação de softwares e, por mais que haja treinamento, é recomendável que o franqueado tenha alguma familiaridade com o tema”, aconselha Bianca.
Além disso, o potencial franqueado deve estar atento ao contrato e às condições do modelo de negócio. Bianca aconselha que os interessados busquem sempre outros franqueados da rede para conversar, tirar dúvidas e entender as dificuldades e necessidades da franquia.
“O território ou área de atuação de cada franqueado é um ponto delicado em franquias virtuais e deve ser bem acordado antes da assinatura do contrato, para não gerar dor de cabeça. O investimento é menor e a margem também tende a ser, portanto é importante que o fator investimento x risco x retorno esteja de acordo com as expectativas do franqueado e seus planos de futuro”, esclarece a consultora.
Confira algumas opções de franquias virtuais em diferentes segmentos e com variadas faixas de investimento. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) ou informados pela própria franqueadora.
1 - Brasil Nutri Shop
No mercado desde 2016, a Brasil Nutri Shop é uma rede de franquias online de suplementos alimentares. A marca disponibiliza um site exclusivo aos investidores, que têm como trabalho cuidar da divulgação da página para a venda dos produtos. O franqueado trabalha em casa, sem a necessidade de investir em estoque, espaço físico ou se preocupar com a entrega dos pedidos. O investimento é baixo: apenas 9 mil reais, com faturamento médio de 10 mil reais a partir do terceiro mês de operação. Hoje, a Brasil Nutri Shop conta com mais de 150 franqueados em 15 estados brasileiros. Saiba mais sobre esta franquia.
Investimento total: R$ 9 mil
Taxa de franquia: R$ 9 mil
Royalties: 20% sobre o custo do produto
Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 8 meses
2 - Valor Web
Serviços com desenvolvimento de sites e e-commerce, anúncios patrocinados e assessoria em mídias digitais, a Valor Web é uma franquia de marketing digital com foco em resultados para o cliente. O modelo de franquia é home office, com os franqueados atuando principalmente na parte comercial do negócio. Saiba mais sobre esta franquia.
Investimento total: R$ 8,9 mil a R$ 75 mil
Taxa de franquia: R$ 8,9 mil a R$ 35 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 15 mil a R$ 45 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
3 - Prospecta Obras
A Prospecta Obras atua na área de construção civil, oferecendo serviços que conectam pessoas e empresas por meio de uma plataforma virtual que mapeia obras em andamento. O modelo de negócio é home based. Saiba mais sobre esta franquia.
Investimento total: R$ 55 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 10% do faturamento
Faturamento médio: R$ 42 mil
Prazo de retorno: 5 a 10 meses
4 - Guia-se
Com foco total em internet, a Guia-se oferece serviços de marketing digital – criação e hospedagem de sites, mídias sociais, e-mail marketing, inbound marketing, SEO, entre outros serviços. Os franqueados podem atuar em modalidade home office, sem necessidade de contar com um ponto comercial. Saiba mais sobre esta franquia.
Investimento total: a partir de R$ 39,9 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 29,9 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 a 24 meses
5 - Zupy!
Uma das pioneiras em trabalhar com uma microfranquia de aplicativo mobile, a Zupy! oferece serviços de Mobile Marketing e Marketing de Proximidade para micro e pequenas empresas, operando com um sistema de Fidelização de Clientes através de um Cartão de Fidelidade totalmente digital. A rede oferece oportunidades de negócio para cidades e regiões a partir de 50 mil habitantes. O modelo de franquia é home based. Saiba mais sobre esta franquia.
Investimento total: R$ 4.997
Taxa de franquia: R$ 4.997
Royalties: R$ 350
Faturamento médio mensal: R$ 6 mil a R$ 12 mil
Prazo de retorno: 3 meses
6 - Quisto
 Fundada em 2011, a Quisto é uma rede de corretoras de seguros que trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras. O modelo de negócio da franquia não exige a instalação de ponto comercial, podendo ser operado em home office. Além do modelo home based, é possível abrir o negócio em sala comercial. A rede de corretoras trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras, oferecendo aos clientes seguros de vida, de veículos, de viagem, saúde, empresarial, entre outros. O lucro mensal médio é de 7,5 mil reais. Saiba mais sobre esta franquia.
Investimento total: R$ 11,99 mil a R$ 21,99 mil
Taxa de franquia: R$ 9,99 mil
Royalties: R$ 200 (fixo)
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses
7 - Encontre Sua Viagem
Fundada em 2011, a Encontre a Sua Viagem é uma rede especializada em turismo. Com um modelo multimarcas e mais de 1 mil parceiros no setor, a rede oferece passagens, hospedagens e outros serviços para destinos nacionais e internacionais. São dois modelos de franquias disponíveis: home office e loja física. A marca conta com 500 unidades de franquias ativas. O lucro líquido mensal é de cerca de 12%. Saiba mais sobre esta franquia.
Investimento total: R$ 5 mil a R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 3 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 350
Faturamento médio: R$ 70 mil a R$ 200 mil
Prazo de retorno: 3 a 24 meses
8 - Em Conexão
A Em Conexão nasceu com o propósito de conectar empresários e empresas a novas tecnologias. Com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas exclusivas e atender as mais diversas necessidades de seus clientes e parceiros, a marca visa ser a maior companhia desenvolvedora de soluções tecnológicas do Brasil no ramo de franchising. Saiba mais sobre esta franquia.
Investimento total: R$ 6 mil a R$ 95 mil
Taxa de franquia: R$ 4,5 mil a R$ 50 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil a R$ 120 mil
Prazo de retorno: 2 a 24 meses
9 - PremiaPão
Com modelo de franquia home office, a PremiaPão permite que os franqueados trabalhem em casa, realizando boa parte do trabalho online. A marca é especialista em publicidade em sacos de pão e outras embalagens e o franqueado vende os anúncios a empresas e outros clientes. Saiba mais sobre esta franquia.
Investimento total: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Royalties: a partir de R$ 510
Faturamento médio: R$ 12,9 mil
Prazo de retorno: 2 a 3 meses
10 - Rede Site Fácil
A Rede Site Fácil é especializada em serviços de marketing digital, incluindo desenvolvimento de sites, criação de identidade visual e estratégias de inbound marketing. O modelo de negócio pode ser home based ou com sala comercial.
Investimento total: R$ 13,9 mil
Taxa de franquia: R$ 7,9 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 4 a 8 meses

11 - Meu Lado Natureba

A Meu Lado Natureba trabalha com a venda de produtos naturais e suplementos alimentares. Aos franqueados, oferece um modelo de franquia de loja virtual, que pode ser operado em casa. Estoque, envio de pedidos e todo o processo logístico ficam a cargo da franqueadora.
Investimento total: R$ 9 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: 20% sobre a venda
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 10 meses

12 - UGuia

A UGuia é uma rede que atua com um portal de buscas regionais que reúne produtos, serviços e empresas, prestando serviços de publicidade e propaganda online. O franqueado trabalha em casa, sem necessidade de contratar funcionários.
Investimento total: R$ 499 a R$ 3,9 mil
Taxa de franquia: R$ 499 a R$ 3,9 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 3 mil a R$ 7 mil
Prazo de retorno: 2 a 6 meses

13 - Ahoba Viagens

A Ahoba Viagens é uma agência de turismo que trabalha com a comercialização de destinos nacionais e internacionais via internet, com foco no atendimento online ao consumidor. Para se tornar franqueado, é preciso ter idade mínima de 18 anos e pode trabalhar no modelo home based.
Investimento total: R$ 3,95 mil
Taxa de franquia: R$ 3,95 mil
Royalties: 1% a 2%
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

14 - SeuEvento.net

O SeuEvento.net é uma rede de sites que centraliza fornecedores e serviços de diversos tipos para a organização de eventos – buffets, fotografia, decoração, bandas, aluguel de locais, roupas, etc. O foco é regional e a marca conta com 13 unidades próprias e 27 franqueadas.
Investimento total: R$ 10,5 mil a R$ 28 mil
Taxa de franquia: R$ 7,5 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 750
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 6 a 15 meses

15 - FlyWorld

A FlyWorld é uma agência de turismo que comercializa destinos nacionais e internacionais. A franqueadora possibilita o trabalho em home office e disponibiliza um sistema de gestão da unidade via internet, além de website padronizado.
Investimento total: R$ 15,5 mil a R$ 25,5 mil
Taxa de franquia: R$ 15,5 mil a R$ 25,5 mil
Royalties: R$ 954
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 6 a 12 meses
*Dados das franquias atualizados em 12/02/2019.

by Guia Franquias de Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário