quarta-feira, 27 de março de 2019

Gestão de Baber Shop: A importância da análise de mercado

Neste artigo, iremos falar sobre a importância da análise de mercado para a abertura da sua barbearia. Faz parte de um conjunto de artigos voltados para a gestão de barber shop. Primeiramente, vamos entender o que significa essa expressão para então abordar alguns aspectos que te nortearão para montar o seu.

Antes de iniciar efetivamente qualquer investimento, você precisa se certificar de que terá o retorno esperado, para isso, precisará de uma boa gestão da barbearia. Considerando o súbito crescimento do setor de cosméticos para o público masculino, é fácil chegar a duas conclusões:
  1. Há muitos clientes que procuram por esse serviço;    
  2. Há muitos profissionais que oferecem esse serviço.
A lógica pela qual você deverá se nortear é: Como eu terei conhecimento sobre o funcionamento do mercado de barber shop e como irei atuar?
Até aqui você já pôde perceber a importância da análise de mercado para a gestão da barbearia, pois é um dos principais integrantes para produzir um plano de negócio bem elaborado. Vamos entender agora as informações que você precisará obter.

Buyer persona

A tradução literal dessa expressão é “cliente que compra”, ou seja, trata-se do cliente ideal para o negócio. Aqui estarão as informações pessoais, sociais, intelectuais e profissionais de um cliente fictício para dar pessoalidade e ter como parâmetro do cliente que você espera que entre pelas portas da sua babearia.
A partir do momento que você conseguir estabelecer três ou mais perfis, poderá trabalhar as estratégias sobre como alcançá-lo, afinal, não é possível procurar alguém sem saber quem se está procurando.

Segmento de cliente/mercado

Como, neste artigo estamos trabalhando o tema “Gestão de barber shop: A importância da análise de mercado”, um dos pontos primordiais após definir perfis de clientes ideais, é estabelecer qual o seu segmento de clientes. Aqui, você irá reunir as características que os seus clientes têm em comum e como você conseguirá encontrá-los.
Segundo as orientações do SEBRAE, este é o momento de se fazer três perguntas:
  1. Quem compra?
  2. O que compra?
  3. Por que compra?
Essas informações serão importantes para construir uma estratégia de marketing.

Análise de concorrência

Um fator fundamental aqui é a localização. Há outras barbearias na região? Se não, porque? Há histórico de barbearias que não deram certo? Se houver histórico, quais foram os erros?
Se na sua região, porém, existirem outras barbearias, você precisará fazer uma análise de concorrência para decidir se realmente será uma boa ideia abrir o seu negócio ali. Em 2015, o site Exame do grupo Abril, registrou uma pesquisa da empresa Euromonitor Internacionalmostrando um aumento de 7,1% no mercado de beleza masculina, ou seja, existem, de fato, muitos concorrentes.
Tenha, então, em mente que será necessário, para ganhar vantagem sobre a concorrência, escolher um público específico, apresentar um serviço de qualidade, fazer uma divulgação estratégica e se estabelecer em uma boa localização. São alguns dos requisitos para a  garantia de sucesso.

Fornecedores

Muitas empresas iniciam as atividades sem pesquisar os fornecedores e como terão acesso aos seus produtos. Este é um ponto extremamente importante, já que compõem a maior parte do investimento a ser feito, portanto, não existe plano de negócio e análise de mercado sem análise de fornecedores.
Alguns pontos são importantes:

Procure fornecedores com produtos de qualidade

Existe um ciclo natural no mundo dos negócios. Se as barber shops crescem, os fornecedores também. O seu fornecedor será composto por empresas de cosméticos, móveis para barbearia, lojas de acessórios e equipamentos gerais (secador, máquina de corte, esterilizador etc.).
As promessas são muitas, mas você precisará tomar alguns cuidados na hora de adquirir os produtos, como por exemplo, pesquisar sobre a qualidade deles. Utilize a internet como ferramenta de pesquisa, sites como Reclame Aqui mostram a reputação de empresas e produtos diversos.

Contabilize o custo da entrega

Ao adquirir um produto, há três possibilidades:
  1. Você compra o produto pela internet e há a cobrança pelo frete referente à entrega;
  2. Você compra o produto na loja e tem um gasto com o transporte próprio;
  3. Você compra o produto na loja, porém não consegue transportá-lo e precisa do serviço de entrega, gerando cobrança pelo frete referente ao frete.
É importante contabilizar tudo, pois posteriormente, esse será um fator fundamental para definir o preço dos serviços prestados na sua barber shop.

Invista em produtos de manutenção

Produtos de manutenção, também conhecidos como “linha cliente”, são aqueles que o seu cliente usará em casa para manter a qualidade do seu serviço até que volte para a sua barbearia. Abaixo listamos quatro motivos para você investir em tais produtos:  
  1. Garantir a durabilidade do seu serviço;
  2. Proporcionar ao cliente confiabilidade na sua barbearia;
  3. Estabelecer um vínculo entre você e seu cliente;
  4. Ter uma renda extra com revenda de produtos.
Mas cuidado, pois recomendar ou revender produtos de péssima qualidade pode causar o efeito contrário e ser fator definitivo para perda de cliente. Procure empresas como a Don Juan Pomade, que investe em produtos específicos para o público masculino de base natural.
Agora é com você! Faça a sua análise de mercado e invista com segurança. O próximo passo será estabelecer uma sólida gestão de negócio para a sua barbearia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário