segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

                 Existe vida no desemprego?



Antes de responder, pare um pouco. Estando desempregado ou não, pare o que estiver fazendo. Vale aqui reafirmar que o desemprego é uma fase, normal ou não, boa ou não, passará. Continue assim, apenas lendo. Percebe que está respirando? Seu coração, cérebro, músculos, olhos, células, enfim, todo o seu organismo continua funcionando. Assim como o restante do universo não parou por que seu “status” foi alterado, existe sim, vida no desemprego.

Aceitar este momento, por mais cruel, difícil e complicado que seja, é o primeiro passo para que você consiga conviver e sair melhor dele. A vida não para! Não sou eu a primeira pessoa a te dizer isto, não é? Perdi as contas de quantas músicas tem essa frase “a vida não para”. E por que é importante repeti-la aqui? Para que ela realmente comece a fazer sentido para você.

Em meu texto anterior, (Rotina é importante para sua Recolocação) em que falei da importância da rotina, mencionei as fases que eu vejo quando recebemos a notícia do desligamento. Mas, depois daquelas, vejo que outras coisas começam a acontecer. E, uma que me preocupa é a que o deixa paralisado, como se o mundo todo estivesse ruindo, nada mais fosse importante e até sua respiração dependesse de “arrumar emprego”. (Emprego e não trabalho....percebe a diferença? Qual deles você está buscando?).

Eu entendo e sei muito bem o que são as faturas e contas chegando e se ter que escolher entre comprar leite e pagar a luz. Já passei por isso.

A grande armadilha aqui é criar um ciclo vicioso da dependência do “emprego”. Você passa a condicionar tudo a ele e, quando menos espera, até levar o lixo para a rua será feito “depois que arrumar emprego”. Sair com os filhos? Depois que enviar o cv, achar “aquela vaga”, arrumar emprego. Cortar o cabelo? Depois que arrumar emprego. Ler um livro? Depois que me reempregar.

Conversar com amigos? Depois que arrumar emprego eu vou, “afinal, eles nem estão aí para mim, se afastaram, por que agora sou desempregado”. Programas gratuitos no final de semana? “ah, depois que eu arrumar emprego, tudo será diferente!

Sim, será! Você vai trabalhar o dia todo, chegará cansado em casa e pensará: “agora preciso descansar”.

Tudo, absolutamente tudo que nos acontece tem em si o dom de ensinar. O que precisamos aprender? Isso vai ser diferente de pessoa para pessoa. Mas, que tal aproveitar que você conseguiu ler até aqui, respirando, vivendo e realmente viver?

Olhe a sua volta: sendo piegas e sem medo de ser feliz: a natureza é depredada dia a dia e nem por isso o espetáculo de um raiar ou um por do sol é menor, nós é que não vemos. A vida, vai passando, o mundo segue seu destino, quer você queira, participe ou não. É uma questão de escolha.

Que acha então de parar alguns minutos por dia para viver? Aprender algo novo? Passear pela vizinhança e observar a arquitetura das casas? Tentar ouvir um pássaro. Cantar uma canção da sua infância, abraçar quem lhe é caro, dizer “eu te amo”! Se para morrer basta estar vivo, para viver não se precisa nada!

Este período pode sim servir para que você adquira novos hábitos. A escolha e a decisão são exclusivamente suas.



Sou Tania Klein
 Eu ajudo os profissionais que desejam brilhar e crescer em suas carreiras a vencer através de uma parceria focada e criativa, para que possam galgar os cargos que almejam, conquistando os salários que merecem e desejam, sem ter que se desgastar para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário