sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

     Rotina é importante para sua recolocação   



Elaborei este check list para que você possa se observar e criar uma rotina enquanto esta buscando recolocar-se. Estar desempregado, precisa em primeiro lugar ser entendido como uma fase de sua carreira, afinal, é ou não uma etapa a ser superada como tantas outras?

No meu ver, assim como no luto, quando perdemos alguém, uma demissão/desemprego, também apresenta fases, imagino que já tenha visto isto, mas vou colocar a minha visão:

Perplexidade: ao receber a noticia de que “não faz mais parte do quadro de empregados desta empresa”, sem esperar, você fica perplexo, sem saber se aquilo está acontecendo mesmo. Por mais que tentem justificar, parece que nada convence. Isso fica ainda pior quando, ao se despedir dos colegas estes também fazem cara de espanto. O segundo momento que fortalece a perplexidade é a hora de contar “em casa”, encarar a família e ver também o primeiro semblante de susto.

Aliado a isso, vem também um pouco de revolta, sentimento de desdém.

Mas, sempre vem o dia seguinte, em que “não ter o que fazer na empresa”, mas ao mesmo tempo tem muita coisa para fazer em casa e principalmente procurar emprego, que gera uma espécie de força.

Alguns decidem aqui, descansar, dar um tempo, isso é válido e muda as etapas, ou melhor, joga algumas para frente. Mas, os que resolvem buscar emprego, assumem um papel de verdadeiros leões em busca de vagas, empresas, sites... em poucos dias querem retomar os contatos que há tempos nem davam oi, imaginando que estas pessoas “deverão” lhe ajudar, cadastrar-se em todos os sites possíveis, empresas e vagas que aparecerem.

E começa aí o risco de ficar tão preso e “bitolado” a busca e acabar esquecendo que a vida continua passando. Essa atitude desenfreada pode ter como consequência a apatia, e aos poucos, um circulo vicioso se instalar – não consigo emprego – preciso procurar mais – ficar mais tempo e com isso, tornar-se refém da busca. Não conseguir, trará como consequência, a redução da motivação e a diminuição da auto estima. E, mais tempo em frente ao computador.

São armadilhas que infelizmente acabam pegando muitas pessoas.

Por isso, criei o check list de recolocação. Certamente que há necessidade de se buscar vagas, cadastrar-se em sites, empresas, ampliar e fortalecer o networking, mas não apenas isso!

Você precisa estar saudável para iniciar em sua nova jornada de trabalho ao se recolocar, as empresas na entrevista vão gostar de ver sua energia, seu ânimo e motivação. Sua família espera que você continue um ser humano e não um “zumbi”. Isso faz sentido para você?

Por isso, estabeleça horários para ficar em frente ao computador, aproveite também para realizar atividades que estando empregado não conseguiria. Cuide de você, de sua saúde, sim, este é um momento para isso, existem formas gratuitas. Preserve suas amizades e relacionamentos “off line”.

Lembre-se, quem está mais próximo, normalmente é quem mais sofre, mas também quem mais pode te ajudar, compartilhe sempre que possível suas angústias.

Esta é uma fase de sua vida profissional, acredite em você.

Estes são os tópicos do check list, espero que aproveite!
  • Busca diária nos sites de vagas
  • Cadastro de CV no site das empresas
  • Perfil no Linkedin atualizado diariamente
  • Sites "trabalhe concosco" ou similares atualizados quinzenalmente
  • Publicações no "pulse" do linkedin
  • Compartilhamentos na "time line"
  • Desenvolvimento Contínuo (diariamente)
  • Ampliação e aquecimento do network
  • Atividade Física
  • Saúde/vida social


Tania Klein
Eu ajudo os profissionais que desejam brilhar e crescer em suas carreiras a vencer através de uma parceria focada e criativa, para que possam galgar os cargos que almejam, conquistando os salários que merecem e desejam, sem ter que se desgastar para isso.
https://br.linkedin.com/in/coachtaniaklein

Nenhum comentário:

Postar um comentário