quinta-feira, 31 de março de 2016

7 Erros que Cometi e Quase me Fizeram Desistir de Empreender


No início de um negócio toda decisão tomada, cada alocação de recurso, tudo é crucial para o desenvolvimento e continuidade do projeto.

Como um exercício de autoconsciência, resolvi listar os 7 principais erros que eu cometi quando eu resolvi abrir meu negócio e que quase me fizeram desistir de continuar empreendendo.

1. Confiança demais

Quando abri meu e-commerce eu realmente acreditava que estava preparado porque tinha lido muito sobre o assunto e principalmente sobre a diferença entre o sucesso e o fracasso de empresas iniciantes.

Sabe o que mais? Eu estava errado!

Ler sobre o assunto, saber as melhores práticas não é nada se você não arregaçar as mangas e fizer acontecer.

Aprendi isso quando percebi que tinha um conceito considerado ótimo, tudo mundo gostava e me incentivava, mas a verdade era que ninguém comprava. Mais importante que as pessoas gostarem das suas ideias são as pessoas comprarem a sua ideia.

Validar a ideia está mais ligado a ação do que a opinião. Quer validar sua ideia? Pergunte se a pessoa compraria, trabalharia ou gastaria dinheiro para ajudar a colocar sua empresa de pé neste exato momento, pensando como um investimento. Você vai terá um termômetro muito mais real sobre sua ideia e se surpreender com as respostas.

2. Não ter experiência no mercado que vai atuar

Por mais que você conheça o mercado por ter lido relatórios, conversado com pessoas do ramo e feito um plano de negócios, existe um grande abismo entre a teoria e a prática.

Cada empresa possui suas características que consideram estratégicas ou diferenciais. 

Seguindo este raciocínio cada estratégia funciona de forma diferente para as empresas.

Uma mesma campanha de marketing não produz resultados iguais para Coca-Cola e Pepsi, Apple e Samsung, Magazine Luiza e Submarino, etc.

Você pode passar uma vida lendo, assistindo e conversando sobre guerras, e mesmo assim nunca vai ter uma real noção enquanto não estiver em uma.

3. Não dar tempo ao tempo

O ritmo dos acontecimentos no início, acontecem bem mais devagar do que você gostaria. 

Os clientes demoram para vir, seu site não vende do dia para a noite e você não vira uma estrela do youtube com 3 videos no canal.

Você precisa se planejar e dar tempo para as coisas acontecerem, criando marcos para acompanhar o seu desenvolvimento. Por exemplo:
  • As primeiras 100 vendas no mês
  • Os 1000 acessos diários no site
  •  Os primeiros 100 inscritos no canal
O segredo é não desestimular por conta da demora por resultados e pelo contrário usar isso como um motivador. Você vai conseguir chegar lá, só precisa trabalhar mais duro para que os resultados aconteçam.

4. Acreditar inocentemente em "parceiros"

Imagine a cena, mesmo trabalhando com e-commerce, conhecendo programação e lido muito sobre o assuntos, meus conhecimentos técnicos em TI são limitados.

Embora eu vinha fazendo tudo sozinho, me sentia correndo atrás do próprio rabo porque tudo que precisava fazer demandava horas de aprendizado, para o primeiro rascunho e aí então mais algumas horas até a produção real.

O aprendizado neste caso não tinha uma relação direta com conversão, já que era um conhecimento acumulado sem o propósito de gerar valor.

Quando tomei a decisão de escolher um parceiro para facilitar as coisas, eu errei. Errei porque não deveria ter escolhido para facilitar minha vida e sim para gerar valor para o negócio. Este pensamento teria me aberto os olhos na hora da contratação.
Escolha o parceiro que se preocupa com a sua empresa, não aquele que torna sua vida mais fácil.
O preço desta lição foi cara! No final das contas o parceiro contratado não cumpriu o prometido e ainda levou metade do investimento que eu tinha levantado. No fim ele trabalhou as horas contratadas e mesmo assim não evoluiu NENHUMA das tarefas.
No fim, desisti de continuar cobrando o parceiro e mesmo reaver o dinheiro já investido. 

Estava entrando já numa discussão judicial e eu não tinha recursos para lutar neste caso.

Fiz uma agenda de horas de trabalho e me comprometi a fazer meu melhor com um prazo, entregando com o máximo de qualidade dentro das minhas limitações técnicas. Foram muitas horas de leitura, teste e conversas com especialistas para atingir um resultado satisfatório, mas todas estas horas valeram a pena, principalmente porque me provaram que eu conseguia fazer. O caminho mais curto entre dois pontos é uma reta, mas nem sempre este é o melhor caminho a percorrer.

5. Fazer tudo sozinho

Você se lembra de quando tirou sua carteira de motorista? Tenho certeza que você estava empolgado e com vontade de ir para todo o canto não importa as condições.

Pois é, depois de dirigir um bocado e acumular dias de trânsito você interioriza que dirigir é um meio e não um fim para algo que você deseja.

Também é possível perceber que todo aquele tempo gasto dirigindo, poderia ter sido melhor gasto em outras atividades.
Tempo é o principal ativo de um empreendedor.
Quando se trata de uma empresa, eu aprendi que no início eu consigo dirigir sozinho e não há problema nisso, mas enquanto eu dirijo, abro mão de fazer outras coisas. Caso insista em fazer mais de uma coisa por vez, corro o risco de bater o carro.

Neste caso você precisa encontrar pessoas especialistas em fazer uma determinada tarefa, que sejam pessoas de confiança sua, como um motorista particular, ou mesmo indicadas. 

Existem no mercado os profissionais Uber e os Taxis. Vai de você identificar e escolher!

6. Não se dedicar 100% ao projeto

Este é um erro que eu ainda cometo. Não estar comprometido 100% com um projeto significa que a performance daquele nunca atingirá 100% do seu potencial.

Eu acredito que se a expectativa for um negócio que gera impacto, o comprometimento integral com o projeto é fundamental. Seu coração precisa estar lá a todo momento.

Nunca conheci um empreendedor que me inspirasse que não tivesse a cabeça fora do lugar e o coração no lugar certo.

7. Não tolerar o erro

O erro faz parte da vida de qualquer um e não seria diferente na vida do empreendedor. Você erra, e não é pouco!

Dividi com vocês alguns dos erros que eu mesmo cometi. Todos foram reais e balançaram o meu projeto de uma forma muito pessoal.

O lado positivo de errar é que você aprende ou desiste, e isso não é segredo. É preciso quebrar alguns ovos para fazer uma omelete. Quando deixei de me culpar pelas decisões equivocadas e coloquei meu foco no aprendizado e ações para mitigar o erro, consegui evoluir a empresa e o profissional.
Se você não consegue enxergar os seus erros no passado, está estagnado ou preso a sua zona de conforto. Este pode ser o seu erro agora!
Convido você para, assim como eu fiz, listar os seus erros e os aprendizados que conquistou com eles. Fazendo isso, com certeza, você vai se sentir muito mais preparado para os desafios que terá a frente.

Bora fazer!


Especialista em Marketing Digital, Comunicação e Negócios

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