sábado, 20 de junho de 2015

Demissão surpresa. Fique atento a 3 sinais


DEMISSÃO SURPRESA. FIQUE ATENTO A 3 SINAIS


surpresa


Hoje eu quero falar sobre uma coisa importante e necessária: demissões!!!
Caramba! A gente abre os sites de notícias e aparecem as palavras: crise, demissões, desemprego. Vi no noticiário que mais de 1 milhão de pessoas ficaram desempregadas no último trimestre. É muita genteeeee!!
Ser demitido não é fácil. Ser pego de surpresa, pior ainda. Muitos profissionais competentes me contratam para coaching de recolocação profissional ou transição de carreira e me contam que foram pegos de surpresa, que não imaginavam porque estavam ligados a projetos importantes  ou tinham recebido investimentos, como treinamento pago pela empresa recentemente. Enfim, nem sonhavam com a possibilidade de serem demitidos. Aff!!!
Eu realmente fico preocupada com as demissões surpresas. E, para ajudar você a ficar alerta, seguem 3 sinais para você prestar atenção e saber que é possível haver demissões. O objetivo é te ajudar a ter tempo de se planejar e criar um Plano “B”, se for necessário:
  1. Observe o desempenho da empresa do último trimestre, semestre a ano
Há setores da economia que estão em queda, seja de produção, seja de rentabilidade, tais como educação, mineração e energia. Se a sua empresa está nessa cadeia, inclusive como fornecedora de empresas desse segmento, fique atento. Várias empresas já começaram a demitir e a tendência é que permaneça até o próximo trimestre.
  1. Seu colega do lado (ou de outro setor) foi demitido
As empresas estão demitindo em lotes. Mesmo profissionais competentes e que estão em projetos importantes estão sendo desligados. Então, observe se colegas foram desligados por corte de despesas. É possível que aconteça novamente.
  1. Salários acima da média
Em grandes empresas, a demissão pode acontecer de uma orientação superior que independe da aprovação de seu chefe imediato. Essa decisão está orientada para corte de custos, ou seja, salário superior ao da equipe ou do cargo pode estar na lista de desligamentos.
Agora que você sabe os três pontos de alerta, fique atento e projete um Plano “B”para a sua carreira. É Importante fazer uma poupança para tempos difíceis e lembre-se de ser visto e lembrado positivamente pelo mercado. Mas sobre isso irei escrever em outra oportunidade.
E ai? As dicas ajudaram? Está vendo um desses sinais? Então me envie um email para contato@chanavasco.com me contando sua experiência.
Obrigada!
Um forte e fraternal abraço.
Channa
ps: Para você que deseja traçar um Plano “B” para a sua carreira, recomendo assistir o treinamento gratuito de coaching com o Bruno Juliani. Ele liberou o segundo vídeo e vale muuuuuuuuuito a pena. Atenção! É por tempo limitado!! QUERO ASSISTIR AGORA
Coach Chana Vasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário