segunda-feira, 8 de junho de 2015

3 passos para montar seu plano de carreira

  3 passos para montar seu plano de carreira
        Saber onde você quer chegar é imprescindível para tomar as melhores decisões





 Você já reparou que quem não tem um plano de carreira acaba sendo levado de um lado para o outro pelas circunstâncias e, o que é pior, na maior parte das vezes é ultrapassado por aqueles que investiram tempo e energia no planejamento da sua carreira?

Como explica João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, com tanta competição e tantas exigências do mercado de trabalho, planejar o desenvolvimento das suas competências se tornou fundamental. “Quando falo de competências, estou me referindo a conhecimento, habilidades, atitudes e entrega de valor”, afirma. Quer saber como começar esse planejamento? Confira as dicas do especialista agora mesmo.

1 – Estabeleça objetivos. Preste muita atenção porque não é por acaso que este é o primeiro passo. Segundo Xavier, é imprescindível que você saiba onde quer chegar para, só então, traçar um plano eficiente para alcançar seu objetivo. O especialista observa ainda que quanto mais o seu objetivo estiver alinhado às preferências, competências e experiências que você já tem, maior será sua chance de sucesso. “É por isso que sempre gigo que é essencial investir continuamente em auto conhecimento e aprendizado.”

2 – Desenhe um plano de ação. Agora é hora de avaliar os caminhos que o levarão até lá. “Pense em cursos que você precisa fazer, em quais empresas e cargos precisa trabalhar para adquirir o tipo de experiência que será exigida para atingir seu objetivo”, explica o especialista. Sua dica é dividir o plano em pequenas metas que sejam facilmente mensuráveis para que, durante o percurso, você possa saber se o plano está de fato conduzindo sua carreira para onde você quer que ela vá. “Aproveite para comemorar as pequenas vitórias, aprender com as pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho”, recomenda. “Tente também trabalhar sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der errado.”

3 – Tenha disciplina durante a execução. Claro que nem sempre é fácil cumprir o plano que você estruturou para atingir seu objetivo. É verdade que você vai precisar, sim, de bastante foco e disciplina. Ao mesmo tempo, também vai ter de estar preparado para ajustes de rumo. É normal que as coisas não saiam exatamente como o planejado”, diz Xavier. “Nessas horas você terá de encontrar a melhor forma de adaptar seu plano aos acontecimentos, às vezes improvisando, às vezes fazendo uma grande alteração no planejamento mesmo.



Por Fernanda Bottoni  

Nenhum comentário:

Postar um comentário