terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Especialista lista os principais indicadores e explica o que eles significam para o negócio


         6 indicadores que falam muito sobre uma franquia      



Quais são indicadores que falam muito sobre uma franquia ?
Respondido por Adir Ribeiro, especialista em franquia.


  
Transformar franquiados em emprersários tem sido o maior desafio das principais redes de franquias no Brasil porque ainda há uma impressão de que é só comprar uma unidade e o sucesso será garantido. Entender os principais números do negócio se torna crítico para o sucesso ou quebra de uma franquia. Veja seis indicadores abaixo que falam muito sobre uma franquia:

1 - Faturamento ou Receita Bruta

É o valor total da venda e de outras receita de uma empresa, antes de qualquer dedução de impostos ou de custos. É considerado um indicador de volume de vendas e não necessariamente de saúde financeira e nem de resultados.

2 - Lucratividade e rentabilidade

Esse indicador refere-se ao lucro do negócio em percentual. Se as entradas de caixa são maiores que as saídas, a empresa terá lucro na operação. A lucratividade é diferente da renatbilidade, que se refere aos resultados da empresa em relação aos investimentos realizados no negócio.

3 - Margem Bruta

Uma operação de varejo é a diferença entre o preço de venda menos o custo da mercadoria vendida. A margem bruta é um importante indicador de eficiência e atratividade do negócio. Se o negócio tem uma margem bruta pequena, será necessário alto volume de vendas para se obter um lucro razoável, ou por outro lado, exigirá uma operação com despesas mais baixa.

4 - Payback ( retorno do investimento )

É o tempo que leva para os lucros acumulados de um negócio atingirem o mesmo valor do capital que foi lhe empregado. É o momento a partir da implantação do negócio em que o seu fluxo de caixa acumulado se torna positivo.

5 - Ponto de equilíbrio

É o valor de faturamento suficiente para pagar todos os custos e despesas, tanto variáveis quanto fixas. Uma unidade que está no ponto de equilíbrio não tem lucro nem prejuízo e portanto, não deverá haver aporte de capital pelo investidor/franquiado.

6 - Capital de giro

É o dinheiro utilizado para comprar produtos e para cobrir as despesas da operação. Este dinheiro pode ser proveniente de recursos próprios, como o próprio lucro reinvestido no próprio negócio ou o investimento de seus proprietários. Na falta de recursos próprios, a empresa precisa pegar dinheiro emprestado dos bancos, pagando juros sobre estes valores e diminuindo assim a geração de caixa do negócio.

Esses são alguns dos principais indicadores que todos os empresários deveriam conhecer e analisar constantemente, inclusive para traçar planos de ações corretivos no caso de resultados inferiores aos praticados pela rede de franbquia.


by Camila Lam de Exame





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