sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Empregados pedem mais independência, respeito, sinceridade e confiança


Cinco coisas que o seu funcionário pensa e você não faz ideia

Época NEGÓCIOS Online

   Reprodução
O personagem Jim Halpert da série americana "The Office": falar com o seu funcionário sobre o que ele acha que poderia melhorar na sua gestão pode ser produtivo para vocês dois

Na última quinta-feira (16/02), Época NEGÓCIOS publicou uma lista feita por Jeff Haden para o site da revista Inc, intitulada “5 coisas que os chefes nunca dizem a seus funcionários, mas gostariam de dizer”. A lista fala sobre alguns dos grandes dilemas na vida do chefe de uma empresa e como eles acabam passando uma imagem negativa aos empregados.

Como é sempre preciso mostrar o outro lado da história, o americano também resolveu enumerar as coisas que os funcionários pensam e nem passam pela cabeça dos chefes.

Veja abaixo alguns itens da lista.


1. “Você diz que confia em mim. Então me dê algo significativo para fazer e me deixe decidir como fazê-lo”. É natural que o chefe queira guiar seus funcionários. Mesmo assim, quando você passa uma tarefa sem apontar as direções exatas, deixando o empregado livre para decidir e criar, ele entende que você respeita e confia no trabalho dele.

2. “Você não consegue ver que eu estou realmente ocupado?” Nesse ponto, Haden é enfático: “Nunca interrompa um empregado que está ocupado simplesmente porque você decidiu conversar com a equipe”. É uma questão de respeito ao trabalho dele. O colunista dá uma dica fácil para esse tipo de situação: se o seu funcionário está fazendo uma tarefa que exige força física, por exemplo, ajude-o enquanto conversa com ele. Assim, a barreira entre chefe e empregado se dissolve um pouco e ele responderá às suas perguntas com sinceridade.

3. “Eu sei que você realmente não liga para a minha vida pessoal”. As costumeiras perguntas "Como vai a família?", "Onde vai ser o happy hour?", ou "Quem será o grande vencedor do campeonato de futebol?" podem parecer, muitas vezes, forçadas e falsas. Haden aconselha que o chefe sempre saiba um pouco sobre a vida de cada funcionário - o suficiente para possibilitar boas conversas que fujam dos assuntos do trabalho.

Uma dica do colunista americano é tentar falar apenas 20% do tempo em que você conversa com o funcionário e escutar o que ele tem a dizer nos outros 80%. “Ouvi-lo é a melhor maneira de mostrar que você se importa com ele”.

4. “Eu gostaria de trabalhar aqui por muito tempo”. A maioria das pessoas muda de emprego algumas vezes antes dos 30 anos. Muitas vezes por causa do salário, mas muitas outras porque elas não agüentam o próprio chefe. “Não importa em que área você trabalha, a alta rotatividade não deve ser um fato na vida do empregador”, defende Haden. Ele aconselha a descobrir o porquê de os funcionários estarem saindo e que essas causas sejam estudadas. “Veja, ouça, aja com inteligência... faça o seu trabalho direito e a maioria dos empregados irá ficar ao seu lado”, diz.

5. “Um simples ‘obrigado’ é tudo o que eu preciso”. Ache razões para agradecer a seus funcionários, faça isso o máximo que puder. Valorize as conquistas – por menores e mais sutis que sejam. Dizer "obrigado" traz benefícios a todos. O empregado se sente apreciado e você terá um ótimo jeito de iniciar uma boa conversa com ele.



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