quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Coppead é a única escola brasileira no ranking dos melhores MBAs do FT


Divulga%C3%A7%C3%A3o%2FCoppead%2FUFRJ


Lista dos melhores MBAs do "Financial Times" coloca o instituto de pós-graduação da UFRJ na 51ª posição

O Coppead, instituto de pós-graduação e pesquisa em administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é a única escola brasileira presente na lista publicada hoje pelo “Financial Times” com os melhores MBAs do mundo. Nesta edição, o Coppead ficou com a 51ª colocação. Em 2011, a instituição não apareceu no ranking, mas da última vez que marcou presença na lista, em 2010, alcançou a 65ª posição. A primeira vez que a escola apareceu no ranking do FT foi em 2001.

Com dois anos de duração, o “full-time MBA” do Coppead tem aulas em português e requer dedicação em tempo integral, como sugere o título do programa. Alguns alunos, inclusive, são selecionados a passar um semestre em uma escola parceira no exterior. Segundo o ranking do FT, 40% dos alunos são mulheres e 16% vêm de outros países. Sobre o corpo docente, 20% não são brasileiros e 100% têm doutorado.

A escola oferece, além do “full-time MBA”, cursos de extensão, pós-graduação latu sensu, mestrado, doutorado e programas customizados para empresas. O Coppead também desenvolveu cursos internacionais em parceria com instituições de outros países. É o caso do “Building Ventures in Latin America”, criado em conjunto com a Harvard Business School, o “Global Partners”, montado em parceria com a Robinson School of Business, da Georgia State University, nos Estados Unidos, e o Institut d'Administration d'Entreprises da Sorbonne (IAE), na França, e o “International Master in Business Administration”, que conta com a parceria da Audencia Nantes École de Management, da Rouen School of Management e da Reims Management School, todas francesas.

De acordo com o ranking do FT, os alunos do Coppead apresentam o sexto maior aumento salarial na comparação da remuneração antes e após o curso. Segundo o jornal inglês, quem faz o MBA do Coppead consegue um incremento salarial médio de 151%. Superam a instituição fluminense nesse aspecto a Peking University: Guanghua, da China, com 201% de aumento na remuneração dos ex-MBAs, a National University of Singapore School of Business, de Cingapura, com 185%, a Indian School of Business, da Índia, com 177%, o Ipade, do México, com 176%, e a Chinese University of Hong Kong, da China, com 160%. Ainda de acordo com o FT, a média salarial anual dos formados no MBA do Coppead é de aproximadamente US$ 110 mil (R$ 192 mil).

(Adriana Fonseca | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário