terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lições de empreendedorismo com quem deu certo

Por Alexandre Pisapio

Aquela velha frase de pára-choque de caminhão “É fácil falar de mim, o difícil é ser eu” poderia ter sido cunhada por 9 entre 10 empreendedores de sucesso no país.
Prosperar com um negócio próprio não é fácil. Prova disso é o alto índice de empresas que fecham as portas antes de completar cinco anos de existência, que chegam a 58%, segundo pesquisa do Sebrae, realizada em 2010.

Por conta de tanta dificuldade, dividir experiências com quem é do ramo pode ser muito valioso. Uma pesquisa do Endeavor/UNCTAD feita esse ano indicou que 65% dos empreendedores inovadores se inspiraram em um caso de sucesso durante sua trajetórias.

Pensando nisso, a Endeavor/Brasil, ONG que promove o empreendedorismo, realizou o Day 1, um evento para inspirar e incentivar novos empresários a sonharem grande. O encontro, que aconteceu em São Paulo, reuniu cinco grandes empreendedores: Alexandre Costa, da Cacau Show; Eduardo Orívio e Mario Chady, do Spoleto; Marcelo Alecrim, da Ale Combustíveis; e Sonia Hess, da Dudalina.

Utilizando o badalado método de storytelling, eles falaram de suas trajetórias, incluindo os momentos difíceis, e deram dicas valiosas para o sucesso.

1 - Trabalhe, trabalhe, trabalhe – todos os empreendedores de sucesso, sem exceção, dedicaram boas horas de sua juventude ao sucesso do negócio. Alexandre Costa, da Cacau Show, chegou a ficar dias e noites fazendo ovos de páscoa numa cozinha emprestada. Já Marcelo Alecrim, da Ale Combustíveis, chegou a dormir nos seus postos de gasolina, com atenção 100% voltada para o trabalho.

2 – Aprenda com seus erros – acertar logo na primeira tentativa não é a regra. A rede Spoleto, por exemplo, surgiu após os sócios Eduardo Orívio e Mario Chady, se darem mal com alguns restaurantes no Rio de Janeiro.

3 – Vá atrás do sim, porque o não você já tem – no comando da Dudalina, a maior exportadora de camisas do Brasil, Sonia Hess iniciou a fabricação de camisas femininas mesmo contra a vontade de alguns de seus sócios e se deu bem.

4 – Tenha a coragem de correr riscos – o risco é condição sine qua non para o crescimento de um negócio. Para criar sua distribuidora de combustíveis, Marcelo Alegrim chegou a entregar ao banco todos os seus bens. Eduardo Orívio e Mario Chady estavam totalmente sem dinheiro e acumulando prejuízo atrás de prejuízo quando decidiram arriscar tudo e partir para o ramo de franquias.

5 – Lidere pelo exemplo – o fazer vale mais do que mandar fazer. Mostre aos seus funcionários como você quer que as tarefas sejam executadas e deixe claro que o sucesso da empresa depende também deles. Foi o que fez Marcelo Alecrim, na Ale Combustíveis. Quando sua empresa mudou a sede de Natal para Belo Horizonte, ele foi o primeiro a se mudar e matricular os filhos numa escola da capital mineira. Aos fazer isso, todos os diretores da empresa ficaram mais seguros para fazer o mesmo.

6 – Sociedade em sintonia – negócios abertos em sociedade necessitam de uma sinergia grande entre os sócios para dar certo. Para Eduardo Orívio e Mario Chady, é importante que as partes tenham o mesmo foco e se complementem. “Sociedade de 1 + 1 = 2 não dá certo. Tem que ser 1 + 1 = 6”, dizem os fundaddores do Spoleto.

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