domingo, 23 de outubro de 2011

Cinco dicas para criar um negócio

Saiba o que levar em conta antes de abrir sua própria empresa.

Por Ellen CORDEIRO

Mais do Especial DINHEIRO Ltda.

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Ao investir em uma ideia que lhe pareça atraente, é essencial fazer uma avaliação financeira cuidadosa, para não cair em uma cilada. Vários aspectos precisam ser levados em consideração para se abrir uma empresa. Aqui, as recomendações que valem para todos:

1 - Saiba se há compatibilidade entre a atividade pretendida e suas aspirações pessoais
Com frequência, na hora de abrir uma empresa, o empreendedor deixa de lado a sua experiência e vocação. Opta por entrar em um setor que está na moda ou que possa produzir resultados rápidos. Na maioria dos casos, trata-se de uma ilusão. É preciso gostar do que se vai fazer e, principalmente, saber como chegar lá. E aí é que conta a expertise. Mais: o retorno demora.

2 - Obtenha informações de mercado
A intuição, na hora de abrir um negócio, vale muito. Mas não pode ser a única ferramenta para a tomada de decisão. É preciso pesquisar a fundo o local onde será instalado o novo empreendimento, qual é o seu público potencial, quem são os seus concorrentes, como eles operam e quem são os seus fornecedores. “Só com a quantificação é possível fazer uma avaliação”, afirma Fábio Azevedo, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).

3 - Faça uma avaliação realista dos gastos
É fundamental, também, ter um plano de negócio e fazer uma simulação de quanto vai vender e só colocar dinheiro quando tiver certeza de que vai dar lucro – ainda que demore. Não adianta investir muito em instalações se não sobrar recursos para o estoque inicial e para o capital de giro, ainda mais considerando-se que financiamento barato é escasso para pequenas e médias empresas.

4 - Tenha funcionários treinados e motivados
Uma equipe motivada e preparada é um dos grandes trunfos do empreendedor. Não adianta ter um projeto promissor se a sua execução ficar comprometida por deficiências da mão de obra. “O empresário tem que ter em mente que vai administrar não só sua empresa, mas também pessoas”, diz Azevedo.

5 - Busque um diferencial
Participar de feiras pode não só dar uma ideia mais aprofundada de um determinado setor, mas também permite obter uma visão melhor das reais necessidades do mercado. Essa movimentação serve para saber o que a concorrência está fazendo. Isso ajuda o empreendedor a buscar um diferencial para ser mais competitivo. “As empresas de sucesso são as que estão sempre inovando”, diz Ricardo Curado, do Sebrae-SP.

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