domingo, 30 de janeiro de 2022

    Todos os colaboradores devem ser tratados de forma igual?


Diante deste questionamento acima, a primeira resposta que imediatamente nos vem à mente é: SIM!

Mas será que esta resposta afirmativa não é mais um produto dos nossos paradigmas empresariais? Neste momento mercadológico se difunde que um dos grandes diferenciais competitivos das organizações são as pessoas, por esta razão, entendemos que sejam extremamente oportunas algumas reflexões:

Todas as pessoas são iguais?

Vejamos alguns questionamentos: Todos os colaboradores possuem sempre o mesmo grau de discernimento e comprometimento para com a execução de suas mais diversas atividades? Geralmente estão "sintonizados" com os principais objetivos da organização? Possuem o mesmo grau de responsabilidade, dedicação e, principalmente, maturidade?

É importante compreendermos que as pessoas são diferentes, possuem personalidades distintas, experiências profissionais e de vida completamente singulares, por isso, a resposta para a pergunta inicial é: NÃO!

A moderna psicologia nos mostra que os indivíduos possuem graus de maturidade (psicológica), diferenciadas entre sí, que independe de tempo na função, grau de escolaridade e/ou especialização e, principalmente, idade cronológica. Essas pessoas estão diretamente ligada às suas experiências vividas, à capacidade de assimilação e ao seu próprio desenvolvimento emocional. Atualmente, é comum identificarmos quatro níveis distintos, que chamaremos de Níveis de Maturidade Profissional:

M1 - Primeiro Nível de Maturidade

É aquele profissional que o gestor necessariamente precisa estabelecer constantemente o que fazer, como fazer, os prazos para a execução das mais diversas tarefas: acompanhar e cobrar a execução das atividades.

M2 - Segundo Nível de Maturidade

É o profissional que o gestor obrigatoriamente necessita estabelecer como desenvolver as rotinas, especificar os prazos para a execução das mais diversas tarefas, acompanhar e cobrar a execução das mesmas.

M3 - Terceiro Nível de Maturidade

É o profissional que passa a apresentar um melhor grau de discernimento e comprometimento, mas para o cumprimento dos resultados o gestor precisa estabelecer prazos, acompanhar e cobrar a execução das atividades.

M4 - Quarto Nível de Maturidade

É o profissional que demonstra um melhor grau de discernimento e comprometimento, mas é essencial para o gestor estabelecer prazos e acompanhar a execução das atividades.

Estes níveis de maturidade podem e devem ser desenvolvidos no dia a dia junto aos colaboradores, contudo, se forem observados atentamente, poderão minimizar uma série de problemas na organização, como por exemplo: O que acontece na empresa se houver um alto grau de delegação por parte do gestor para aqueles colaboradores com níveis de maturidade  M1 e M2?  Provavelmente os resultados ficarão aquém das expectativas do líder, haverá muita frustração e ocorrerá uma série de conflitos, afetando não só os resultados, mas o próprio clima organizacional.

O comportamento inverso também é verdadeiro. Imagine que a equipe de trabalho de uma determinada área da empresa apresente níveis de maturidade M3 e M4 e esta liderança tenha dificuldades para delegar e seja resistente a sistemáticas de trabalho de autogestão?  Esta postura do gestor também acarretará um baixo desempenho destes colaboradores e, com o passar do tempo, fatalmente ocorrerá um aumento de turn-over (rotatividade de pessoal) por insegurança e, em alguns casos, até por falta de maturidade do próprio líder.

Por isso, é de vital importância refletir como está a nossa qualidade de gestão de pessoas, nos seguintes aspectos: Que "perfil profissional" de colaboradores queremos que atue conosco em nossa empresa? Qual o nível de maturidade que necessito dos profissionais diante da atual competitividade de mercado? Estou preparado para lidar com profissionais cujo nível é "mais sênior" e exigirá de minha parte um acompanhamento mais estratégico? Estou disposto a dar autonomia para os meus colaboradores?

É imprescindível termos em mente, que a qualidade da gestão de pessoas inicia-se na porta de entrada da empresa, ou seja, nos processos de recrutamento e seleção de pessoal, pois embora as ações de treinamento e desenvolvimento sejam essenciais para se enfrentar os atuais desafios do nosso mercado, é indispensável a prática da colocação da pessoa certa para a função adequada. Pergunto: Como está a gestão de pessoas em sua empresa? Todos os colaboradores são tratados de forma igual?

Comece o ano com novas ideias e novos projetos de sucesso!.


by Elias Spinetti Lifante




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