quarta-feira, 17 de março de 2021

 

7 empregos em alta na América Latina, de acordo com o LinkedIn


Todo mundo já ouviu que o trabalho dignifica o homem. Mas a realidade mesmo é que, para a maioria das pessoas, o trabalho é mais uma questão de necessidade e sobrevivência. É com ele que a maioria de nós consegue dinheiro e pode ganhar a vida. Alguns trabalhos pagam mais que outros e sempre pensamos que são aqueles mais legais. Isso porque tendemos a associar um trabalho chato com salários baixos. Contudo, nem sempre esse é o caso.

Por mais que o desemprego na América Latina tenha ultrapassado 10% em 2020, e no Brasil essa taxa foi de 13,5%, por conta da pandemia, alguns empregos tiveram um aumento na sua demanda.

De uma forma geral, saúde e tecnologia foram os dois setores que tiveram uma maior necessidade de trabalhadores em 2020 com relação ao ano anterior. Embora cada país tenha as suas peculiaridades, existem algumas tendências gerais que marcam a evolução do mercado do trabalho no continente.

Os empregos no setor de tecnologia estavam com uma demanda crescente. E em 2020 deram um salto bem significativo por conta do confinamento e as empresas tendo que facilitar o trabalho remoto.

E claro que por conta da pandemia e crise sanitária, enfermeiros, médicos e outros profissionais e técnicos do setor de saúde estão sendo mais procurados do que nunca.

Mostramos aqui os empregos mais requisitados nas maiores economias da América Latina, de acordo com Ramiro Luz, diretor de Soluções de Talentos do LinkedIn para a América Latina.

1 – Desenvolvedor web “front-end e back-end”



Existem dois tipos de especialistas: os que trabalham no “front-end” e os que trabalham no “back-end”. Os primeiros desenvolvem a parte do software que interage direto com os usuários. Já o segundo processa informações.

2 – Engenheiro de dados



Esses profissionais são responsáveis por identificar tendências em conjunto de dados e desenvolver algoritmos para ajudar a pegar informações brutas e fazê-las úteis para uma empresa.

Os engenheiros de dados tem que ter um conhecimento profundo de design de banco de dados e de várias linguagens de programação

3 – Enfermeiro



Por conta da pandemia, o trabalho de maior demanda na região é o de enfermeiro especializado em UTI. “Enfermeiro intensivista era o cargo mais crítico e demandado em todos os lugares”, disse Ramiro Luz.

Além de enfermeiros, a demanda por médicos e todos os tipos de profissionais de saúde também aumentou de forma exponencial. Essa tendência já vem acontecendo a alguns anos.

4 – Especialista em marketing digital


As empresas acabaram sendo forçadas a acelerar de repente sua transformação digital. Por conta disso, as vagas para profissionais de marketing de redes sociais, consultores de marketing digital, especialistas em marcas e assistentes de marketing aumentou muito.

5 – Diretor ou coordenador de comércio eletrônico


O comércio eletrônico impulsionou o mercado de trabalho nessa área. E o diretor ou coordenador de comércio eletrônico, que também é conhecido como gerente de e-commerce, é o profissional responsável pela gestão de um projeto de comércio eletrônico. E também pelo entendimento e controle do processo de venda online, do começo ao fim.

6 – Representante de atendimento ao cliente


Por causa da digitalização das empresas também aumentou a procura por todas as funções associadas a call centers ou serviço ao cliente. Indo desde representantes da empresa que respondem às solicitações dos clientes, até supervisores e gestores das equipes.

7 – Gerador de conteúdo online


Assim como outros empregos na área digital esse também teve uma crescente. A vaga de gerador de conteúdo online pode englobar vários profissionais, como por exemplo, redatores, animadores, ilustradores, artistas 3D e editores de vídeo.




by Bruno Dias, Fatos desconhecidos






Nenhum comentário:

Postar um comentário