sábado, 15 de agosto de 2020

 

Franquias baratas e lucrativas para empreender no pós-pandemia



De acordo com o relatório Impacto do coronavírus nos investimentos de franquias, produzido pelo Guia Franquias de Sucesso, a pandemia mudou os planos de 77% dos interessados em investir no franchising.

Ainda que a maioria tenha afirmado que não desistiu de abrir uma franquia nos próximos meses, a queda no orçamento e o receio em fazer grandes aportes durante a crise fizeram com que os candidatos se interessassem muito mais por franquias baratas e lucrativas.

Porém, só ter custo reduzido e boa rentabilidade não basta.

Quem está buscando um negócio que possa fazer sucesso no pós-crise também precisa avaliar quais devem ser os setores e modelos de negócios em evidência daqui para frente.

Baseado nas mudanças causadas pela pandemia e pelo que os especialistas têm enxergado para o futuro do franchising, veremos algumas dicas de franquias que podem se destacar.

Home office

Trabalhar em casa já era o desejo de muito empreendedores e, com a pandemia, a tendência é que o home office se fortaleça ainda mais.

Além de ser uma ótima opção para quem gostaria de ter mais flexibilidade na rotina diária, as franquias home office costumam se destacar entre as franquias baratas.

Esse modelo de negócio não exige investimento em aluguel de ponto comercial, reforma, mobiliário ou contratação de funcionários, o que o torna bastante econômico.

Paulo Ancona, sócio-diretor da Ancona Consultoria, especializada na gestão de negócios e franquias, também destaca que as franquias home based devem ser atrativas, especialmente, para os investidores que querem evitar exposição e o contato com outras pessoas – uma tendência muito forte enquanto durar a pandemia. 

Delivery

“O delivery passou definitivamente a ser incorporado como um hábito e isso se manterá em níveis muito mais altos do que antes da crise”, projeta Paulo.

A modalidade de entregas foi adotada em larga escala pelas franquias de alimentação e foi fundamental para reduzir os prejuízos no setor.

Porém, o delivery já tem sido incorporado a outros setores, como o de roupas e calçados, beleza, pet shop e ótica, por exemplo.

Há ainda as franquias de logística que se especializaram em serviços de delivery. Normalmente, são negócios em que o franqueado faz a gestão de um aplicativo ou plataforma que conecta empresas com os consumidores que desejam receber produtos em casa.

E-commerce

As franquias que permitem que os franqueados façam vendas à distância também devem receber mais atenção no pós-crise.

Prova disso é que o estudo desenvolvido pelo Guia também demonstrou que, nos últimos meses, o interesse em franquias de loja virtual passou de 35% para 57% entre os investidores.

Geralmente, são negócios home based, nos quais o franqueado faz a divulgação dos produtos e serviços através da internet.

Em alguns casos, o próprio dono da franquia faz o envio. Em outros, a franqueadora se encarrega de despachar as mercadorias ou prestar o serviço para o consumidor final, evitando que o franqueado tenha que manter um estoque.

Saudabilidade

O sócio-diretor da Ancona Consultoria também prevê bons resultados para as franquias ligadas à saudabilidade.

Entram neste segmento as franquias de alimentação saudável, de suplementos, de academias, de consultórios, farmácias, entre outras.

“Produtos ou serviços que tenham ligação com o bem-estar sofreram uma valorização com a pandemia. E se abriu a possibilidade de serem feitos em casa e à distância”, explica Paulo.

A telemedicina, por exemplo, é apontada pelo especialista como um dos nichos de franquias que deve fazer bastante sucesso porque une a praticidade de ter um atendimento à distância, com um segmento que se tornou ainda mais importante com a crise.

Produtos e serviços baratos

Paulo Ancona também sugere que os novos investidores deem preferência para as redes que comercializam produtos e serviços com valores acessíveis.

“A crise trouxe um agravamento da liquidez e do poder de compra das pessoas. Dessa forma, os modelos de negócios devem considerar produtos e serviços que sejam oferecidos a valores mais baixos”, recomenda.

Pensando nisso, setores que trabalham com artigos essenciais e que contam com preços finais mais atrativos para o consumidor, provavelmente serão mais vantajosos para os franqueados.


by Luiza Olinda, Guia Franquias de Sucesso

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