domingo, 17 de maio de 2020

5 habilidades que você precisa demonstrar para conseguir um emprego remoto


Trabalhar em casa requer uma qualificação diferente. Veja como mostrar aos recrutadores que você tem o necessário para realizar as tarefas



Cerca de 77% das pequenas e médias empresas brasileiras estão com os funcionários home office, de acordo com pesquisa do Capterra. As contratações não pararam em muitas delas, mesmo que de forma remota.
No entanto, as habilidades observadas para se conseguir um emprego remoto em meio à pandemia podem ser diferentes de entrevistas em tempos comuns.
A Fast Company conversou com especialistas em recrutamento e listou cinco habilidades que os candidatos a empregos remotos precisam ter para conseguir se sair bem em entrevistas nesse período. Confira:
1. Organização
Quem trabalha em casa precisa ser mais disciplinado com a agenda e a organização.
O recomendado é estabelecer metas no início da semana. Muitas atividades podem ser concluídas mais rapidamente em casa do que no escritório e vice-versa. Por essa razão, a estimativa precisa de tempo é algo que se vai ter com o passar das semanas.
O candidato a um trabalho remoto pode demonstrar essas habilidades em uma entrevista falando sobre como criou um cronograma para si mesmo quando trabalhava em casa. Se nunca trabalhou remotamente, uma estratégia pode ser compartilhar um momento em que teve um projeto de longo prazo e precisou se autogerenciar e organizar.
2. Capacidade técnica
Conhecimento em ferramentas de comunicação remota, como Zoom, Skype e Hangouts, são alguns diferenciais importantes nesse momento.
Embora os funcionários não precisem necessariamente ter um conhecimento profundo de cada aplicativo ou tipo de tecnologia, eles precisam se sentir confortáveis tentando usar novas ferramentas.
Como a maioria das entrevistas ocorre remotamente, por telefone ou vídeo, é fácil demonstrar sua capacidade de se adaptar à tecnologia, estando preparado e proficiente com as ferramentas utilizadas durante o processo.
Uma boa dica é verificar se todos os aplicativos necessários, como o Skype ou o Zoom, estão configurados e funcionando corretamente antes da entrevista.
3. Colaboração
A colaboração é mais fácil em um ambiente de escritório porque todos estão fisicamente próximos. No trabalho remoto, é preciso manter esse relacionamento à distância.
Os especialistas recomendam que o candidato demonstre essa habilidade durante o processo de contratação, compartilhando projetos dos quais fazia parte com membros remotos na equipe. É ideal também exemplificar como lidou com um grupo que estava geograficamente disperso, além dos desafios que teve de superar.
4. Comunicação
Os funcionários remotos precisam manter os outros atualizados sobre o próprio progresso, o que requer comunicação constante.
Todo e-mail, bate-papo e videoconferência precisa ser eficaz. Assim, os especialistas sugerem que os candidatos comecem a demonstrar essas habilidades desde o primeiro contato com um empregador em potencial.
5. Automotivação
Os funcionários remotos precisam ser proativos e tomar a iniciativa de fazer as coisas sem serem constantemente lembrados ou monitorados.
Segundo os especialistas, os empregadores querem saber se o candidato exige muita direção, se mantém prazos e se pode estabelecer metas e alcançá-las. Uma situação comum em entrevistas remotas é simular um cenário e perguntar como o funcionário se organizaria para o projeto.
É preciso que a resposta demonstre a motivação do candidato, incluindo os métodos e sistemas que usa para realizar o trabalho.

by PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário