A pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio diversos setores do mercado. Com o isolamento social, tão importante para conter o contágio e preservar vidas, muitas lojas, shopping centers e restaurantes estão de portas fechadas.
No franchising, além de estarem em busca de alternativas para adaptar operações, muitas redes também estão flexibilizando o pagamento de taxas para apoiar seus franqueados, impactados pela crise.
A isenção, o adiamento ou a possibilidade de parcelamento de taxas mensais, como os royalties e o fundo de marketing, tem sido uma estratégia frequente entre as franquias.
Um estudo da Praxis Business apurou que 43% dos franqueadores postergaram ou eliminaram a cobrança da taxa de propaganda, e 36% alteraram a taxa de royalties.
Embora as ações sejam voltadas para franqueados que já estão em operação, com foco neste período de quarentena, acompanhá-las também pode ajudar quem está pensando em abrir uma franquia no futuro.
Para Priscila Guskuma, especialista em empreendedorismo e comportamento, observar o posicionamento da franquia é uma boa pedida.
“Analise como a franqueadora está orientando e cuidando de seus franqueados em tempos de crise. É um ótimo momento para analisar o perfil da empresa”, aconselha a especialista.
Para quem sonha em ter seu próprio negócio, esse é um momento de muita reflexão.
De acordo com um estudo realizado pela Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing, a principal preocupação dos brasileiros é o colapso no sistema de saúde, apontado por 52% dos entrevistados. O estudo também destaca o aumento do desemprego e uma eventual recessão econômica como preocupações de 50% e 43% dos entrevistados, respectivamente.
E o impacto já começa a ser sentido pelos pequenos empreendedores. Uma pesquisa feita pelo Sebrae, realizada junto a 9.105 donos de pequenos negócios, apurou que 89% das micro e pequenas empresas brasileiras já apresentaram queda no faturamento.
O momento é delicado e previsões de como o mercado deve se comportar depois da crise ainda são nebulosas. Portanto, é hora de ter cautela, analisar e estudar o que vem sendo feito.
“O perfil do consumidor brasileiro já mudou nessa situação e vai mudar ainda mais. Acredito que depois que tudo isso passar, novas oportunidades de franquias surgirão. É muito importante estar antenado com as pesquisas de mercado”, opina Priscila Guskuma.
Além do perfil do consumidor, os modelos de negócio também devem se transformar. Como resultado, já é possível perceber o aumento do interesse pelo delivery e o trabalho remoto, por exemplo.
Guskuma recomenda atenção especial aos canais de venda e mix de produtos. Contar com modelos de operações automatizadas e que não demandam muita mão de obra pode fazer a diferença em situações de crise.
Os negócios online também se destacam: segundo Guskuma, as empresas que estavam voltadas apenas para o offline são as que mais estão sofrendo os impactos.
A especialista aconselha ainda um exercício prático para avaliar franquias de interesse: “imagine se você já tivesse essa franquia, hoje, diante de todo esse cenário, quais impactos teria no seu negócio e vida pessoal? Quais ações você faria para continuar tendo resultados? Entenda o seu perfil de empreendedor e investidor, e alinhe com o perfil da empresa que você busca para franquear”.
Analisando o suporte da rede, vale se atentar não só a flexibilização de taxas para franqueados e negociações com fornecedores, mas também a ações de franqueadoras que visam preservar a segurança e a saúde de franqueados e colaboradores.
Observar as ações solidárias adotadas pela franqueadora e a comunicação da marca também ajuda a entender se seus objetivos e valores se alinham com a franquia. Tudo isso pode contribuir para tomar uma decisão mais consciente no futuro.
“É fundamental não agir pela emoção. Analise todos os números da franqueadora antes e durante essa crise, peça informações de franqueados que estão vivendo na pele essa situação. Talvez seja o momento de reavaliar se esse é o melhor negócio, ou qual o melhor momento para você investir”, pondera Guskuma.
Para saber mais sobre ações de franquias diante da crise do coronavírus, clique aqui e acompanhe nossa cobertura.
No franchising, além de estarem em busca de alternativas para adaptar operações, muitas redes também estão flexibilizando o pagamento de taxas para apoiar seus franqueados, impactados pela crise.
A isenção, o adiamento ou a possibilidade de parcelamento de taxas mensais, como os royalties e o fundo de marketing, tem sido uma estratégia frequente entre as franquias.
Um estudo da Praxis Business apurou que 43% dos franqueadores postergaram ou eliminaram a cobrança da taxa de propaganda, e 36% alteraram a taxa de royalties.
Embora as ações sejam voltadas para franqueados que já estão em operação, com foco neste período de quarentena, acompanhá-las também pode ajudar quem está pensando em abrir uma franquia no futuro.
Para Priscila Guskuma, especialista em empreendedorismo e comportamento, observar o posicionamento da franquia é uma boa pedida.
“Analise como a franqueadora está orientando e cuidando de seus franqueados em tempos de crise. É um ótimo momento para analisar o perfil da empresa”, aconselha a especialista.
Analisando o mercado
Se as redes de franquias estão repensando suas estratégias diante da pandemia, os investidores devem seguir o mesmo caminho.Para quem sonha em ter seu próprio negócio, esse é um momento de muita reflexão.
De acordo com um estudo realizado pela Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing, a principal preocupação dos brasileiros é o colapso no sistema de saúde, apontado por 52% dos entrevistados. O estudo também destaca o aumento do desemprego e uma eventual recessão econômica como preocupações de 50% e 43% dos entrevistados, respectivamente.
E o impacto já começa a ser sentido pelos pequenos empreendedores. Uma pesquisa feita pelo Sebrae, realizada junto a 9.105 donos de pequenos negócios, apurou que 89% das micro e pequenas empresas brasileiras já apresentaram queda no faturamento.
O momento é delicado e previsões de como o mercado deve se comportar depois da crise ainda são nebulosas. Portanto, é hora de ter cautela, analisar e estudar o que vem sendo feito.
“O perfil do consumidor brasileiro já mudou nessa situação e vai mudar ainda mais. Acredito que depois que tudo isso passar, novas oportunidades de franquias surgirão. É muito importante estar antenado com as pesquisas de mercado”, opina Priscila Guskuma.
Além do perfil do consumidor, os modelos de negócio também devem se transformar. Como resultado, já é possível perceber o aumento do interesse pelo delivery e o trabalho remoto, por exemplo.
Guskuma recomenda atenção especial aos canais de venda e mix de produtos. Contar com modelos de operações automatizadas e que não demandam muita mão de obra pode fazer a diferença em situações de crise.
Os negócios online também se destacam: segundo Guskuma, as empresas que estavam voltadas apenas para o offline são as que mais estão sofrendo os impactos.
A especialista aconselha ainda um exercício prático para avaliar franquias de interesse: “imagine se você já tivesse essa franquia, hoje, diante de todo esse cenário, quais impactos teria no seu negócio e vida pessoal? Quais ações você faria para continuar tendo resultados? Entenda o seu perfil de empreendedor e investidor, e alinhe com o perfil da empresa que você busca para franquear”.
Analisando o suporte da rede, vale se atentar não só a flexibilização de taxas para franqueados e negociações com fornecedores, mas também a ações de franqueadoras que visam preservar a segurança e a saúde de franqueados e colaboradores.
Observar as ações solidárias adotadas pela franqueadora e a comunicação da marca também ajuda a entender se seus objetivos e valores se alinham com a franquia. Tudo isso pode contribuir para tomar uma decisão mais consciente no futuro.
“É fundamental não agir pela emoção. Analise todos os números da franqueadora antes e durante essa crise, peça informações de franqueados que estão vivendo na pele essa situação. Talvez seja o momento de reavaliar se esse é o melhor negócio, ou qual o melhor momento para você investir”, pondera Guskuma.
Franquias que flexibilizaram taxas
A seguir você confere algumas redes de franquias que já anunciaram medidas de flexibilização de taxas. Entre as estratégias adotadas estão isenção de royalties e taxa de propaganda pelos próximos meses, possibilidade de parcelamento, descontos no valor total e adiamento de prazos.Para saber mais sobre ações de franquias diante da crise do coronavírus, clique aqui e acompanhe nossa cobertura.
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