terça-feira, 15 de outubro de 2019

Bancos vão automatizar 200 mil empregos em dez anos

Segundo previsão da consultoria Gartner, os chatbots serão responsáveis por 85% das interações de atendimento ao cliente já em 2020.


De acordo com um estudo da Wells Fargo, cerca de 200 mil empregos em bancos dos Estados Unidos serão automatizados. Em suma, isto significa que a tecnologia será responsável por estes cortes na próxima década.
Mike Mayo, analista sênior da Wells Fargo Securities LLC, relaciona o alto investimento de empresas financeiras dos EUA em tecnologia. O movimento deve levar a custos mais baixos, enquanto a remuneração dos funcionários deverá representar metade de todas as despesas bancárias.

Com a adoção de novas tecnologias, o relatório aponta que funcionários de back office, agências, call center e corporativos sejam cortados entre um quinto a um terço. Estes seriam os mais afetados.
Os menos afetados, segundo o estudo, são funcionários relacionados a tecnologia, vendas, assessoria e consultoria.
Um exemplo prático são os chatbots. Eles têm a capacidade de lidar com o atendimento inicial, mas avançam rapidamente a medida que as pessoas deixam de saber se estão falando ou não com um mecanismo.
Segundo previsão da consultoria Gartner, os chatbots serão responsáveis por 85% das interações de atendimento ao cliente já em 2020.
O analista Mayo, da Wells Fargo, relaciona que executivos de bancos, empresas de consultorias e outros fazem parte da previsão de cortes na força de trabalho no setor bancário.
O processo de automação, de fato, pode não ser tão simples. De acordo com a McKinsey, estima-se que o número de funcionários de frente caia quase um terço com a adoção de tecnologias do tipo.

Via: Bloomberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário