quinta-feira, 25 de agosto de 2016

8 Razões pelas quais bons profissionais continuam desempregados 


               Por que eu continuo desempregado? Por que eu não consigo um novo emprego?


Sua performance nas entrevistas não é boa.

Benjamin Franklin já dizia “By failing to prepare, you’re preparing to fail”, ou seja preparação é a base para uma boa performance em entrevistas de emprego e a grande maioria dos profissionais não faz seu dever de casa neste sentido. Você deve:
  • Pesquisar sobre a empresa
  • Pesquisar sobre o entrevistador
  • Procurar ter o máximo de informações sobre a vaga
  • Antever as perguntas que serão feitas e praticar as respostas
  • Pensar em quais perguntas VOCÊ irá fazer
Caso você sinta muita dificuldade ou nervosismo, procure um coach especialista neste assunto.
Se tiver alguma etapa em inglês, nosso eBook English for Interviews pode ajudar (agora disponível na Amazon). Clique aqui para ver a página do eBook.

Você está atirando para todos os lados

Dois aspectos aqui que podem queimar o seu filme: mandar o seu currículo com mais dezenas de e-mails em cópia. Nenhuma empresa ou recrutador gosta disso e acredite, seu CV será descartado. Outro ponto é se candidatar a posições que não batem com sua experiência ou trajetória profissional. Se você não tiver ao menos 60% das qualificações necessárias descritas para a posição, não vale a pena se candidatar. FOCO nas vagas em que você tem mais chance.

Você não está fazendo networking suficiente

Se você está apenas se candidatando a posições através de sites ou anúncios no LinkedIn, você não está fazendo o suficiente. A maioria das posições são preenchidas através de indicações e networking. Converse com amigos e colegas de sua área, marque almoços, happy hours com profissionais que atuem no seu ramo. Isso irá facilitar (e MUITO) sua busca.

Você faltou/cancelou ou chegou atrasado em alguma etapa do processo seletivo

Sinto informar, mas este mundo do recrutamento é cruel e a competição é acirrada, mesmo que você more em uma cidade com trânsito complicado ou tenha algum imprevisto realmente inadiável, nada servirá de desculpas para faltar ou cancelar uma entrevista.

Você dá respostas evasivas ou não se comunica bem

Procure dar respostas bem elaboradas para as perguntas, seja comunicativo e caso você tenha dificuldades, treine! Além disso, evite dar respostas “padrão”, por exemplo: Quais seus principais pontos fracos? – Resposta “padrão”: sou impaciente, perfeccionista, muito exigente comigo mesmo… pronto: você já caiu na vala comum.

Seu currículo é mal elaborado

Gaste pelo menos 4 horas pensando e preparando o seu currículo, caso seu ponto forte não seja elaborar CVs, busque um especialista, isso pode fazer uma diferença enorme em sua busca por uma nova posição.
Neste aspecto a Outliers pode te ajudar: veja nosso serviço de Consultoria de Currículos (em português e inglês), clicando aqui.

Você está depressivo

É perfeitamente normal que profissionais que estão buscando um novo emprego por um longo período de tempo fiquem um pouco depressivos e cansados de tantos processos seletivos. De qualquer forma, durante aqueles 60 minutos de entrevista, você não pode demonstrar isso de forma alguma, pois haverão outros candidatos que mostrarão entusiasmo e motivação para ficar com a vaga. Podem parecer palavras duras, mas são um bom conselho.

O mercado em sua área está realmente em recessão

Neste momento o importante é ser resiliente, ter foco e não desistir. Nossa economia está em retração, é verdade… mas sempre existem vagas no mercado. Profissionais trocam de empresas abrindo novas oportunidades, sempre tem algumas empresas expandindo mesmo na crise, portanto não utilize isso como desculpas e não desanime. Pode parecer difícil, mas sua insistência trará resultados. Apenas lembre-se: não cometa os erros mencionados neste artigo.



by Outliers



Nenhum comentário:

Postar um comentário