quarta-feira, 27 de abril de 2016

10 mandamentos para conseguir ou manter um emprego em meio a crise


Vamos Aprender? Neste Artigo eu te ensino algumas dicas de como se preparar, quais comportamentos deve ter para conseguir um emprego em meio a Crise, ou ainda manter o seu emprego atual!!!

Estamos vivendo a famosa “Crise”, e poucas coisas podem assustar mais do que ser demitido ou bater de porta em porta procurando uma oportunidade e não encontrar. Ainda mais se você tem despesas familiares como aluguel, alimentação, filhos, e não possui outra fonte de renda.

 Então, o que você deve fazer?

Nesta hora, é normal que o desespero venha, e bate também aquele pânico... Principalmente se você já estava trabalhando e sentia que seu cargo tinha estabilidade. É exatamente neste momento que devemos manter a calma, eliminar os pensamentos negativos, impedir que os sentimentos ruins venham e te atrapalhe ver as oportunidades.

 E para te ajudar, preparei uma lista com 10 mandamentos para ter mais tranquilidade, positividade e buscar uma recolocação profissional ou se manter no emprego atual.

1º Mandamento: Seja Claro, exponha a situação; 

Se você tem sua própria família, ou se auxilia nas despesas de casa, tenha uma comunicação clara e direta com todos. A situação mudou, e as atitudes também devem mudar.  Os hábitos de consumo não devem permanecer os mesmos.  Com essa atitude, além de compartilhar os sentimentos com as pessoas que ama, mesmo que sentimentos um pouco negativos, sua família vai criar uma empatia com você pela situação, e assim te apoiará.

 2º Mandamento: Corte o que não é realmente necessário;

 Vamos falar a verdade? Nós seres humanos adoramos consumir. Compramos mais do que precisamos para sermos felizes. Uma grande parte de nossos bens, duráveis ou não, está ligado ao alinhamento social, ou seja, ao grupo que queremos pertencer ou nos igualar e não propriamente a uma necessidade ou vontade. É hora de reprogramar a vida, em sua relação de consumo, isso te auxiliará com o corte de despesas, fatalmente terá maior descanso na tomada de decisões que podem ser fundamentais nesta época de realinhamento. Pense nisso!

 3º Mandamento: Faça as Contas;

 Hora de enxugar as contas: faça um levantamento de todas as suas despesas fixas, e estime as variáveis. Se você está enrolado com o cartão de credito, procure seu gerente e verifique como pode resolver esta situação. Estude o que é mais adequado, cada situação pede uma ação, pois cada caso é um caso. E se eu puder te dar um conselho, não faça mais isso, ignorar o cartão de credito pendurado, é colocar uma corda no pescoço, então, é hora de avaliar e aprender com os erros, busque solução e resolva!

 4º Mandamento: Mantenha-se sempre Atualizado;

 Seja sincero consigo mesmo: Você sabe o real motivo que foi desligado em seu ultimo emprego? Muitas empresas tem uma imensa dificuldade em dar feedback, e normalmente justificam como ‘cortes de despesas’.

 Mas na verdade, outros aspectos (normalmente os comportamentais) podem estar por trás do seu desligamento. Se você tiver maturidade para receber críticas, procure saber o que acham de você, e onde você estava falhando. Seus amigos podem ser úteis e mais carinhosos (às vezes ajuda muito). E como ninguém é perfeito, estamos sempre aprendendo, e saber o que precisamos melhorar, buscando crescimento, pode ser um divisor de águas na sua vida pessoal e profissional.

 5º Mandamento: Seja produtivo;

 Tire alguns dias para oxigenar a cabeça, se tiver condições financeiras, viaje, isso vai ajudar na produtividade. Porém, atente-se para o tempo ocioso e seja o mais produtivo possível: em casa, com a família, amigos, na rede de relacionamentos, estudos, cursos. Aproveite o momento para refazer o planejamento da sua carreira, pesquisar oportunidades na internet, tirar os sonhos da gaveta! Faça seu plano de ação!

 6º Mandamento: Muito Cuidado com sua linguagem, aparência e redes sociais;

 Se te perguntarem o que tem feito, o que responde: “Estou desempregado!”. Vamos tentar diferente? Quando isso acontecer, diga: “Estou em busca de uma oportunidade”, ou então: “Procuro por uma recolocação no mercado de trabalho”, Percebe a diferença?

Tem gente que esquece ou desconhece o poder das redes sociais… Reveja seus perfis, atualize suas informações, elimine fotos com bebidas, festanças, roupas de banho, etc. Exclua qualquer tipo de compartilhamento que possa criar divergências culturais, políticas, sexuais, religiosas etc.

Lembre-se que hoje em dia, os recrutadores estão de olho nestas informações, e se você for incoerente com a imagem que passa em seu curriculum… Ele dificilmente irá sequer, para o banco de dados.

Seu curriculum deve ser coerente com sua experiência e objetivos. Assim você evita chamados para vagas que não tem a ver com seu perfil financeiro e profissional (e isso pode te desmotivar muito).
Não se esqueça da linguagem e da estética (aparência), afinal não há uma segunda chance de causar uma excelente primeira impressão!

 7º Mandamento: Use a informação a seu favor;

Existem muitos cursos e palestras gratuitas, nas universidades, órgãos como o SEBRAE, SENAC, etc. Não subestime o poder do conhecimento. Mesmo que o tema não te chame atenção, se tiver a ver com alguma competência profissional participe. Lembre-se que você está ocioso, conhecimento é uma bagagem leve… Não ocupa espaço... Não pesa nada! Além do mais são excelentes momentos para fazer networking.

 Aproveite também para colocar a leitura em dia. Se não tiver dinheiro para comprar livros, isto não é desculpa! As bibliotecas das faculdades geralmente são abertas ao público, e a internet está cheia de livros em pdf e muitos cursos gratuitos. Você andava reclamando que não tinha tempo para se atualizar, organize sua rotina e bons estudos!

 8º Mandamento: Seja um agente de novas oportunidades;

Existem diversos sites, empresas de RH, grupos de empregos no Facebook, tudo acessível ao seu computador e celular e o melhor, gratuito. Os amigos também podem ser muito úteis com indicações. Aproveite para marcar todos os cafés que está devendo, e crie as oportunidades que precisa para que a sua recolocação aconteça.

9º Mandamento: Positividade só atrai coisa boa, Seja Positivo!

Manter a mente positiva é essencial para atrair e buscar oportunidades. Você precisa estar positivo, para passar uma excelente impressão para as pessoas! Não deixe o ócio ou o tédio intervirem nesta sua fase… Seja produtivo, lembra? Isso te ajudará a se manter positivo, pode acreditar!

10º Mandamento: Quem não é visto, não é Lembrado, Apresente-se!

O seu currículo é a primeira etapa de sua avaliação, mantenha-o sempre atualizado! Apresente-se para a empresa, sites ou onde quer que busque uma recolocação, como uma pessoa centrada que sabe o que quer, porém, esteja aberto a propostas, seja flexível, durante a crise, a oferta de empregos também diminui, então, demonstre interesse na empresa onde for se candidatar e busque outros ramos. A decisão do recrutador ou do gestor que for fazer a contratação, é TOTALMENTE influenciada por seu comportamento na entrevista, dê destaques de todas as suas habilidades profissionais, mas reconheça que sempre há o que aprender!

Lembre-se também que se manter positivo, produtivo e atualizado, ajuda também a manter seu emprego ou seus negócios no eixo.

Agora, se você tem o espírito empreendedor, e sonha em trabalhar para si mesmo, eu diria: Porque não agora? Mas este assunto fica para um próximo artigo!


Por Taty Figueiredo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário