domingo, 12 de abril de 2015

Correria não é sinônimo de competência. Seja diferente!

Correria não é sinônimo de competência. Seja diferente!

                 Fazendo bem a coisa certa com competência


Já percebeu que em várias organizações, aquele funcionário (às vezes sem competência) que fica correndo de uma lado para o outro, sempre arranjando coisas para fazer e sempre dando ordens, geralmente é o que mais chega a cargos de supervisão ou gerência e ainda diretoria.

Isso ocorre porque os profissionais da área de recursos humanos ainda não conseguem ser ouvidos e auxiliar o gestor que promove os funcionários para os novos cargos e funções. Não conseguem ainda auxiliar a pesquisa de melhores perfis para função e fazer a melhor análise onde poderá identificar se esta é a pessoa mais indicada para o cargo. Mas por outro lado, o fato do RH não conseguir auxiliar, não é por falta decapacitação do RH, pois sabemos que em geral, o motivo da promoção foi a “correria” feita anteriormente, e não necessariamente sua suas competências (habilidades, conhecimentos e ações para colocar tudo isso em prática).
Você, como um profissional diferenciado no mercado, poderá alcançar as mesmas promoções, fazendo bem, mas fazendo melhor, e isso depende das suas intenções em “fazer as coisas”, e com isso, gerar o seu próprio senso de valores para se guiar e ser reconhecido, pois ter um diferencial é a melhor intenção em uma carreira.
Agora vamos usar a sua intenção de seguir e prosperar na sua carreira, com os objetivos bem orientados:
1.Planeje e pense muito bem se realmente deseja seguir carreira nesta empresa que está. Não adianta nada pensar em melhorar sua carreira se os valores da sua empresa não conseguem ajudá-lo em sua motivação pessoal.
2.Planeje e pense bem se a carreira que deseja seguir é realmente a que está. Ou ainda, se a promoção que deseja, irá realmente satisfazê-lo, pois é preciso ser radical às vezes e mudar totalmente sua carreira, para poder ser bem sucedido em outra que tenha prazer.
3.Seja amigo dos seus gestores, e vença qualquer mania de perseguição, mesmo quando você tem razão.Se deseja continuar em sua empresa, se deseja subir em sua carreira, o melhor caminho ainda é seu gestor perceber sua capacidade.
4.Não se preocupe em puxar o saco, pois se fizer tudo o que é pedido para você é puxar o saco, então faça isso.Se mostre prestativo e capaz de desenvolver as suas tarefas, e jamais esqueça de fazer relatórios ou feedbacks do seu trabalho para seu gestor, isso o ajudará a entender suas atividades e seu potencial.
5.Escolha algo que goste de fazer em sua empresa, seja especialista nisso, depois procure outro “algo” e seja especialista também, e por aí vai.Estude sempre tudo que diz respeito ao seu setor, com calma e paciência, sendo referência aos poucos em tudo que fizer.
Com estas breves dicas, basta ter e manter a forte intenção de eliminar toda correria da sua vida profissional, e fazer o planejamento de forma correta, fazendo melhor, com paciência, e a vontade de se superar e prosperar, muito mais perto da realidade.

Fábio Augusto Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário