sexta-feira, 20 de julho de 2012


Onde buscar inspiração para idéias, perspectivas e estratégias inovadoras? 10 Dicas Imediatas


Me chamou a atenção o artigo publicado este final de semana no Caderno Carreiras e Empregos da Folha de São Paulo “Empresas incentivam profissionais a apresentar idéias inovadoras”. Duas temáticas são colocadas em destaque:
  • Inovação Empresarial – Como as empresas incentivam a criatividade entre seus funcionários e
  • O Caminho da Criatividade – O que o funcionário pode fazer para apresentar idéias inovadoras.
Mas uma questão fica em aberto: como desenvolver as habilidades necessárias para ser um profissional inovador?

Considero que idéias, perspectivas e estratégias inovadoras não vem da inteligência e da criatividade em seu estado bruto. Elas vêm de uma mente preparada, de panoramas ampliados por experiências, exposições e interesses variados (porém não relacionados). Aqueles com horizontes mais amplos geralmente vencem porque têm um repertório mais variado e portanto mais chances de fazer conexões diferentes entre idéias, culturas e novos eventos.

  • Por isso gostaria de compartilhar 10 sugestões para aqueles que querem investir em criar o novo e o diferente dentro das organizações. Afinal, se queremos evoluir de uma visão de curto alcance para uma perspectiva de longo alcance, precisamos desenvolver alguns comportamentos que nos ajudem a aprimorar essa competência estratégica. Para mudar será necessário negociar conosco mesmo, trazendo novas atitudes para nossa rotina diária e colocando as mesmas no topo das prioridades. Vamos às dicas:
  • Aprenda com o passado. Estude algumas invenções antigas e bastantes conhecidas, como o automóvel. Veja como eles usam o passado para prever o futuro. Veja como várias invenções não relacionadas se reuniram para formar algo maior. Assista programas de TV que falam sobre inovações e invenções modernas. Assista alguns episódios. Acesse vídeos do YouTube (The Machine That Changed the World: Giant Brains – http://www.youtube.com/watch?v=rcR74y61xZk , por exemplo, é uma excelente fonte). Como você poderia utilizar o passado da sua organização (decadas de 80, 90, 2000) para prever o futuro?
  • Observe so seu redor. Você consegue enxergar interligações? Como é que o que está acontecendo no mundo se relaciona à sua organização? Leia o Valor Econômico e as Revistas Exame ou Época Negócios e anote entre 3 e 5 coisas interessantes que são semelhantes ou que têm um efeito sobre a sua empresa. Crie um espaço na sua agenda e dedique tempo e energia para aprender a conectar o que está lá fora com o que está aí dentro.
  • Valorize os que não são especialistas. Durante a 2° Guerra Mundial, o exército americano descobriu que os grupos mais criativos eram aqueles cujos integrantes tinham muito pouco ou nada em comum e sabiam quase nada sobre a situação. Eles não estavam presos ao passado. Apresente um desafio atual ao grupo mais diverso que conseguir encontrar (digamos: um historiador, um web designer, um teólogo, um vendedor, um encanador, etc.) e veja o que eles discernem disso. Encontre alguns problemas fora da sua área e veja como pode contribuir para resolvê-los.
  • Seja curioso. Estude e intrometa-se em 3 coisas, não relacionadas, nas quais nunca prestou muita atenção (por exemplo: ópera, literatura romântica, publicações técnicas fora de sua área, Glee, um novo idioma, um curso de mágica, arqueologia, etc.). As conexões podem vir de qualquer parte e seu cérebro não se preocupa de onde vêm as diferentes perspectivas. Tente pensar sobre como os príncipios se encaixam.
  • Amplie suas leituras. Leia publicações internacionais como o Economist, ou o International Herald Tribune ou ainda Commentary; também livros como “1808″, que resgatam de forma acessível momentos singulares da história do Brasil; escolha um país e estude-o a fundo; veja um filme sobre a crise financeira de 2008 (Margin Call – O Dia Antes do Fim é uma ótima opção). O objetivo aqui é obter a perspectiva mais ampla possível sobre um assunto. Existem princípios implícitos comuns em quase tudo. Você precisa se expor mais amplamente para encontrar e aplicar esses principios no que está fazendo hoje.
  • Aventure-se nas férias. Viaje para um lugar que nunca visitou antes (e, à propósito, nunca mais tire férias no mesmo lugar). Coma em restaurantes temáticos diferentes. Vá a eventos e reuniões de grupos dos quais nunca participou. Participe de festivais étnicos e experimente diferentes culturas. Visite eventos esportivos aos quais nunca assistiu antes. Em suma: a cada semana você e sua familia deveriam abrir nova possibilidades em termos de aventura. Simples assim.
  • Enxergue além do trabalho. Participe de um grupo comunitário ou qualquer outra atividade pela qual normalmente não optaria em circunstâncias normais. Amplie seus horizontes fora do trabalho. Ofereça-se como voluntário para um programa de assistência a crianças, viaje para um pais que nunca visitou, acompanhe um grupo de adolescentes de 15 anos de idade durante alguns dias.
  • Foque o diferente. No trabalho, selecione 3 tarefas que nunca fez antes e dedique-se a elas. Se não conhece muito os clientes, trabalhe numa loja ou lide com as reclamações que chegam ao SAC; se não sabe o que o pessoal da engenharia faz, vá descobrir; ou ainda, troque de tarefa com alguém. Procure a exposição mais ampla possível dentro da organização. Almoce com diferentes colegas da organização e contem entre si o que vocês fazem.
  • Atue numa força-tarefa. Forças-tarefas ou projetos são ótima oportunidades. Se for importante e multifuncional e tiver um resultado concreto que será levado a sério (em vez de um grupo de estudos), passa a ser um dos eventos de desenvolvimento mais comuns na lista dos executivos bem-sucedidos. Tais projetos exigem que você aprenda sobre funções, negócios ou nacionalidades diferentes durante um período curto de tempo, valorizando como os outros pensam e porque suas áreas/posições são importantes. Ao fazê-lo, pode deixar de lado a sua própria experiência para ver conexões com um mundo mais amplo (como o comércio internacional funciona, por exemplo) ou sentir-se mais à vontade em casa (como as peças de sua organização se encaixam). Você pode absorver diferentes perspectivas e, a partir daí, lançar idéias inovadoras passa a ser uma sólida possibilidade.
          Como disse o filósofo francês Henri Louis Bergson, "o olho somente vê o que a mente está preparada
           para compreender".

          by Pablo

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