domingo, 15 de janeiro de 2012

Como ter o melhor ano de sua vida (sem estabelecer nenhuma meta)!

Neste ano de 2012 faça algo diferente: pare de estabelecer metas. Eu me inspirei em Jeff Goins e zenhabits.net, entre outras leituras, para reunir minha experiência de vida neste post.


Se a definição de insanidade (por Alber Einstein ) é continuar a fazer as mesmas coisas de sempre e esperar resultados diferentes, então, adotar resoluções de Ano Novo para mais um ano é um método certeiro para torná-lo louco. Muita gente já tomou decisões de Ano Novo por anos a fio e não teve nenhum resultado.

Em certas situações, como essa, resoluções são armadilhas e o estabelecimento de metas é desperdício de tempo. Para a maioria de nós é impossível ficarmos “ligados” em uma lista de metas por mais do que algumas poucas semanas, quem dirá por um ano inteiro.

Então, como melhorar a sua vida?  Controlando o que você consegue: seus hábitos diários.

A inutilidade dos Planos.

Muitas coisas boas acontecem sem nenhum planejamento: amizades, se apaixonar, encontrar um emprego e assim por diante. Se você quiser fazer com que seu Ano Novo seja melhor, você precisa ser intencional – não pelo estabelecimento de metas, mas por criar espaço em sua vida para o que realmente importa.

Foi assim que eu fui capaz de entrar em forma, perder a barriga e o sobrepeso, lançar um blog, trabalhar em mais de uma atividade, treinar para uma meia-maratona, ser pai e manter o meu trabalho este ano – e amando cada minuto de envolvimento com tudo isso.

 A maioria dos sistemas de produtividade foca em ter o “objetivo em mente” e estabelecer as metas para chegar lá. Muitos são baseados na suposição de que, a fim de obter o que deseja mais tarde, você tem que desistir do que você quer agora. Você trabalha o plano, suporta a dor e vence.

Mas este não é o único caminho que você tem.

Este que terminou foi mais um dos melhores anos da minha vida, como têm sido os últimos 6 ou 7 anos, e mais, que foram completamente não-planejados. Como eu faço isso? Criando novas atividades que eu realmente gostei de fazer. Eu não estava apenas fixado nos resultados finais, eu também estava gostando (curtindo) todo o processo.

Este é o segredo para uma vida saudável, produtiva e que pode melhorar o mundo em que vivemos. Criando bons hábitos, sustentáveis, e de que você goste, você vai viver uma vida da qual pode se orgulhar.

Em vez de Metas…

 Existe uma alternativa ao estabelecimento de metas que irá trazê-lo para mais perto da vida que você quer. Concentre-se em algumas práticas que você vai gostar de fazer regularmente. O segredo aqui é a consistência. Essas quatro eu venho usando com sucesso a tempos:


• Levante-se cedo. Quando o mundo acorda as distrações abundam. Se você estiver concentrado em criar uma nova vida para si mesmo, precisa encontrar tempo. A melhor maneira de fazer isso é trabalhar enquanto os outros estão dormindo. No início, eu não gostava de acordar muito cedo, mas o meu corpo foi se ajustando e eu comecei a perceber os resultados que chegavam.

 • Super comprometa-se. O dito popular “prometer menos e entregar mais” é uma farsa. Ele só propaga a manutenção do status quo. As pessoas que realmente fazem a diferença vão além de seus limites. Elas testam, procuram, trabalham, questionam, até que algo aconteça. Você também pode fazer isso, dizendo “sim” a mais coisas do que você se sente confortável em fazer. Aprender a esticar-se, a estressar-se no bom sentido. Você pode se surpreender do que é realmente capaz. E sua auto-confiança e auto-estima vão crescer também.

• Fale com estranhos. Os relacionamentos são o que fazem o mundo girar. Isto é verdade na sua carreira, no bem-estar e na vida interior. Quando você conhece novas pessoas você faz conexões que podem levar a todos os tipos de avanços futuros. Mesmo quando você se sentir meio que desambientado, chegue e se apresente a novas pessoas. O pior que pode acontecer é ela dizer “não”. Felizmente, muitos dirão “sim”.


• Pratique a generosidade, a caridade. Doe seu tempo, dinheiro, serviços e idéias. Quando você fizer isso passará a receber muito mais do que dá. As pessoas vão aprender a confiar em você, e se você realmente ajudá-las, vão contar aos outros sobre você. Isto vai construir a sua reputação e você terá muito mais amigos, tantos que não saberá o que fazer com eles. Como diz o ditado, o que está por perto é o que vai chegar.


Depois de um ano praticando essas coisas você vai se deparar como eu, tendo uma vida que nunca teria imaginado ou planejado. Então eu vou fazer tudo novamente, desse jetinho, sem estabelecer nenhuma meta.

O melhor ano de sua vida está perto de você, dentro de você – se estiver disposto a largar mão de ficar fazendo resoluções de Ano Novo para concentrar-se em criar novos hábitos. O primeiro passo é começar.

E você? Quer fazer deste ano o melhor ano de sua vida? Comente, participe. Vamos discutir juntos essa questão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário