quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

      Líder: Mulher maravilha e Super homem ninguém é.




Começo este artigo te questionando. Porque insistimos em ser mais do que possamos oferecer? Porque insistimos viver em um circulo vicioso de não escutar o outro? Porque temos dificuldade em motivar a transformação da nossa equipe?

Difícil responder os questionamentos acima? Este é o propósito, pois estas questões são para provocar em você a quebrar paradigmas e fazer a conexão com a Inteligência Emocional (IE). Pois este é o ponto chave deste artigo, espero que continue aqui comigo para se interar mais sobre o assunto que será um divisor de águas em suas atitudes pessoais e profissionais.

As empresas sempre estão em busca de profissionais "mulheres maravilha com seu super escudo ou super homens com visão raio X". Mas sabemos que não é bem assim, pois ser um líder excepcional exige muita dedicação e comprometimento.

O que esquecerão de te avisar é que você precisaria desenvolver a sua IE, pois liderar é atuar com diversos comportamentos humano e é ai que começa o problema.

Você que esta agora lendo este artigo é líder ou almeja este cargo o mercado precisa urgentemente de profissionais que além da capacidade técnica tenham as seguintes habilidades: controle emocional, mediador de conflitos e empatia (essa habilidade merece um artigo só para ela).

Atualmente estamos vivendo uma crise de atenção, melhor a falta de atenção, pois foi o que conclui após observar neste ano de trabalho desenvolvendo e formando lideres como os profissionais estão desatentos primeiramente com eles mesmos, pois tem muita dificuldade em identificar forças e fraquezas internas e concomitantemente terão dificuldades em enxergar e empoderar a sua equipe.

Para desenvolver a IE é muito importante buscar primeiramente o autoconhecimento, entender melhor os seus medos, suas crenças que te limitam e até alguns autossabotadores. Outro passo é realmente estar motivado a mudar hábitos que interferem no desenvolvimento da equipe que corrobora para a baixa produtividade e ineficiência de resultados.

O líder que possui IE é o profissional que esta atento no seu autodesenvolvimento e principalmente busca e incentiva o desenvolvimento de sua equipe, pois uma equipe motivada, capacitada estará muito mais engajada em atingir as metas e comemorar os resultados, pois trabalham de forma colaborativa.

Este ano me deparei trabalhando o medo de alguns profissionais, pois quando o questionava porque ele não delegava mais para a sua equipe, surgia o silêncio e muitas desculpas e o medo de delegar provoca um comportamento muito ruim para se trabalhar em equipe que é o comportamento centralizador.

Vou abrir um parenteses aqui com você - Quais são os medos que te impede delegar e ter uma equipe engajada e eficiente?

Se for preciso de uma pausa na leitura e responda, pois identificar esse medo é um passo importante que você estará dando em direção ao desenvolvimento da IE. Vamos continuar?

A IE é treino e ninguém desenvolve uma habilidade da noite para o dia, precisa de muito estimulo, ou seja, você precisa estar atento e aplicar o controle emocional na tomada de decisões, na hora de treinar e principalmente cobrar.

Daniel Goleman pontua a inteligência emocional sendo o controle das emoções, ou seja, a capacidade que eu, você, nós temos de identificar os nossos próprios sentimentos em nossas ações e reações e o sentimento dos outros ao nosso redor.

O mesmo afirma que a IE não é privilégio de um ou outro, mas para desenvolver esta habilidade é preciso estar muito disposto.

Agora quero te propor um desafio para encerrar 2017 que é em fazer um inventário comportamental de suas ações e reações ao longo deste ano. Anote em uma folha como você se comportou diante da tomada de decisões, quais foram os impactos gerados tanto os positivos e os negativos. No final avalie quais os comportamentos você precisa trabalhar no desenvolvimento da IE.

Se você chegou até aqui fico muito grata pela companhia. Nos encontramos em 2018, até la.



by Cristiane Mascarenhas





Nenhum comentário:

Postar um comentário