terça-feira, 22 de maio de 2018


Sucesso profissional: será que escolhemos o melhor caminho?Certamente, em algum momento da vida, você já ficou em dúvida quanto a sua carreira. Tal escolha é um problema complexo e a melhor maneira de fazê-lo ainda uma incógnita.

Após três anos de pesquisa na Universidade de Oxford (EUA), a ONG 80.000 Hours - que leva esse nome por ser o número de horas que trabalhamos em nossas vidas - concluiu que o principal conselho de carreira hoje se concentra na coisa errada: "Você deve seguir sua paixão". De fato é necessário ir muito mais além. Ao invés de se perguntar quais são os nossos próprios interesses e paixões, devemos nos concentrar naquilo que podemos fazer para outras pessoas e para tornar o mundo um lugar melhor.

Na verdade, é comum pensarmos que nossos interesses são mais importante que qualquer outra coisa, subestimando suas inconstâncias. Quer ver? Basta pensar em quais eram seus interesses há cinco ou dez anos e o quanto são diferentes de hoje. Naquela época, certamente nos interessavam coisas completamente diferentes de hoje e, muito provavelmente, daqui a cinco ou dez anos estaremos interessado em outras coisas, totalmente diferentes, novamente. Ou seja, nossos interesses atuais não são uma base sólida para escolha de uma carreira. E então vem a pergunta:
"Se não seguir minha paixão e focar em meus próprios interesses, em que devo me concentrar afinal?"
E a resposta é mais simples que você imagina: Faça o que é valioso. O segredo de uma carreira gratificante é se concentrar em ficar bom naquilo que realmente ajude outras pessoas e torne o mundo um lugar melhor.
No livro Flourish, o professor de Psicologia Martin Seligman resume as últimas décadas de pesquisas empíricas sobre o que realmente faz as pessoas se sentirem satisfeitas e felizes em suas vidas. E dois ingredientes-chave que ele identifica estão ligados a fazer o que é valioso. O primeiro deles é o Domínio, que significa trabalhar duro e se tornar realmente bom em algo. Já o segundo é chamado de Propósito, que significa se esforçar para realizar algo maior do que apenas se sentir feliz. Agora, junte os dois. Se torne realmente bom em algo que faça do mundo um lugar melhor. Faça o que é valioso.
Se torne realmente bom em algo que faça do mundo um lugar melhor.
Fazer o que é valioso tem muitos outros benefícios pessoais. Por exemplo, se você se concentrar em ajudar os outros, de fato terá muitas pessoas torcendo pelo seu sucesso. Na verdade, o conselho "siga sua paixão" coloca as coisas na contra-mão. Ao invés de focar naquilo que considera sua paixão hoje, esperando o sucesso e uma carreira gratificante, concentre-se em fazer o que é valioso e uma paixão surgirá, resultando em uma carreira gratificante. Isso trará objetivos claros, concretos e significativos, tornando sua vida muito melhor, sem aquelas intermináveis reflexões sobre quais interesses representam sua real vocação. Nesse momento você deve estar se perguntando:
"Como fazer algo realmente valioso em minha carreira?" 
Segundo a ONG 80.000 Hours, existem três passos a seguir. São eles:

1) Explore o maior número de coisas que puder

Aprenda o que puder sobre o mundo e submeta-se incansavelmente a testes. Se quer fazer o que é valioso, deverá descobrir isso lá fora, no mundo. Você não pode descobrir isso apenas pensando nos seus próprios interesses.

2) Construa habilidades que sejam fundamentais

Identifique habilidades que sejam realmente necessárias, que possam ser usadas em diferentes áreas, e se torne bom nelas. Podemos citar a programação de computadores como um exemplo para a próxima década. Essa parte é onde sua paixão entra. Pensar em sua paixão é importante sim, afinal, sua paixão de hoje pode dar dicas sobre aquilo que poderá se tornar bom no futuro, então vale a pena pensar nisso.

3) Resolva problemas sociais importantes

Identifique os maiores - e mais urgentes - problemas sociais que você puder e aplique suas habilidades para resolvê-los. Não basta escolher um problema somente por ser importante. Tente encontrar algum que tenha sido injustamente negligenciado por outras pessoas. É aí que você terá o maior impacto.
Finalmente, para fazer o que é valioso, você não precisa se tornar um médico e ir a África em alguma missão humanitária para ajudar as pessoas com suas próprias mãos. Grandes problemas sociais são resolvidos através de pesquisas, pelo desenvolvimento de novas tecnologias e pela divulgação de grandes idéias. O segredo é trabalhar onde suas habilidades se encaixam para criar o maior impacto. A ideia de nos concentrar em fazer o que é valioso é realmente intuitiva.
O segredo é trabalhar onde suas habilidades se encaixam para criar o maior impacto.
O altruísmo é algo que você nunca se arrependerá. Se realmente quisermos uma carreira gratificante, devemos parar de nos concentrar tanto em nossos próprios interesses e, ao invés disso, nos perguntar o que podemos fazer pelas outras pessoas. Imagine um mundo onde esse fosse o pensamento na mente de todos.
Então, para encontrar um trabalho que você ama, não se contente em seguir sua paixão, simplesmente, mas faça o que é valioso. Explore, construa habilidades e resolva problemas sociais importantes. Assim, certamente surgirá uma paixão e, consequentemente, uma carreira gratificante.
Você tem 80 mil horas na sua carreira. Não as desperdice. Faça o que é valioso.
Artigo adaptado da apresentação "Para encontrar o trabalho que você ama, não siga sua paixão" de Benjamin Todd na conferência TEDxYouth @ Tallinn.
Benjamin Todd é o co-fundador e Diretor Executivo da ONG 80.000 Hours, uma instituição de caridade com sede em Oxford dedicada a ajudar pessoas a encontrar carreiras satisfatórias que façam uma diferença real. 
by Henrique Romani Braga, Linkedin

Nenhum comentário:

Postar um comentário