segunda-feira, 21 de maio de 2018

Nunca faça essas 10 perguntas na entrevista de emprego
O assunto entrevista de emprego é tão cheio de detalhes que sempre há mais a dizer sobre. Quanto mais preparado você estiver, melhor! Para a revista americana Forbes, a autora Liz Ryan listou dez perguntas que você deve evitar em qualquer entrevista de emprego se quiser garantir a vaga. 
O que a empresa faz?
Você jamais deve entrar em um processo seletivo sem saber do que se trata a vaga ou o que a empresa faz. Faça a sua parte e pesquise, pergunte aos seus contatos, se informe!
A empresa tem alguma outra vaga aberta além desta?
Quando um recrutador chama você para uma entrevista, ele espera que você tenha um real interesse naquela posição. Então essa pergunta não é ideal!
Agora, se o entrevistador disser que você não tem o perfil para esta vaga, aí sim, você pode perguntar sobre outras oportunidades na empresa.
 Qual linha de ônibus posso pegar para chegar aqui?
A responsabilidade de saber como você vai chegar no trabalho é inteiramente sua. Essa pergunta não é ideal porque o recrutador não precisa conhecer todas as rotas de transporte público, ainda mais as que passam tanto no seu bairro quanto próximo à empresa.
Esse tipo de questionamento deixa uma imagem pouco profissional.
A empresa usa o software XYZ?
Se a aptidão em algum software específico for necessária para a vaga, a empresa vai lhe informar em algum momento do processo seletivo. Muito provável que seja no próprio anúncio da vaga.
Se você questionar sobre algum software e a empresa não o utiliza, a conversa pode perder o ritmo. E ainda há a possibilidade de você ser questionado sobre o programa que a empresa de fato usa.
A empresa faz testes de uso de substâncias?
Fazer essa pergunta gera questionamentos sobre a sua índole profissional. Caso a empresa tenha o costume de fazer testes desse tipo, você será avisado durante o processo seletivo.
Vocês estão entrevistando outras pessoas para esta vaga?
É muito provável que a empresa entre em contato com mais de uma pessoa interessada na vaga, então você não precisa perguntar sobre isso. Se você for a pessoa certa para a posição, a empresa entrará em contato e fará uma oferta.
Não se preocupe com a sua concorrência. Confie nas suas habilidades e na sua experiência.
Se outra pessoa for escolhida para a vaga, quanto tempo preciso esperar para me candidatar novamente?
Essa pergunta parece inofensiva, mas não é. Fazer esse questionamento dá a entender que você está desesperado por um emprego. Mais do que isso, é como se você perguntasse o que deve fazer se não for contratado.
A responsabilidade de se manter no mercado de trabalho é sua. Então faça contatos, ajuste seu currículo e esteja preparado para os processos seletivos. 
Vocês vão pedir referências aos meus antigos empregadores?
Qualquer empresa séria que esteja considerando lhe contratar vai fazer algum tipo de pesquisa sobre sua conduta de trabalho. Demonstrar preocupação sobre o que pode ser dito sobre você pode deixar os recrutadores em alerta.
A não ser que você tenha listado nome de seus chefes diretos, é bem provável que o contato seja entre o recrutador e o setor de RH da empresas onde trabalhou.
Quais especialidades o plano de saúde cobre?
Não gaste seu precioso tempo na entrevista falando sobre detalhes que não afetam diretamente o seu trabalho. Se essa informação for muito importante para tomar uma decisão sobre o emprego, peça uma cópia de todos os serviços e benefícios oferecidos para o setor de RH. Mas lembre-se: só faça isso após receber uma oferta!
A contratação será sob contrato de experiência?
Essa é outra pergunta desnecessária e potencialmente preocupante. Ela demonstra uma certa ansiedade em relação ao período de experiência e você pode soar como um profissional inseguro e inexperiente.

É bastante provável que pelo menos os primeiros trinta dias sejam sob contrato de experiência, então aproveite melhor a entrevista para fazer questionamentos inteligentes e que podem fazer com que você ganhe destaque entre os candidatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário