quarta-feira, 4 de outubro de 2017


8 Motivos Pelos Quais Bons Funcionários Pedem Demissão

Manter os bons funcionários é uma tarefa árdua, mas não deveria ser assim. Quando você comete erros, seus bons funcionários tendem a deixar o barco, afinal, mesmo em tempos de crise, profissionais que se destacam em suas áreas ainda possuem uma boa quantidade de opções e possibilidades.
Parece óbvio que para manter seus high achievers, você precisa mantê-los engajados, no entanto uma pesquisa feita pelo CEB, mostrou que pelo menos 1/3 dos principais funcionários (apontados pelos seus próprios empregadores) se sentiam desmotivados.
Para evitar uma debandada de talentos, as empresas e gestores precisam entender que eles(as) possuem um papel importante na retenção destes profissionais. Para isso, os seguintes erros não podem ser cometidos:

A empresa possui muitas regras estúpidas/burocráticas

Toda empresa precisa de algumas regras para funcionar bem, isto é obvio. No entanto existem algumas que deixam as pessoas extremamente insatisfeitas, como controlar de forma rígida horários de chegada ou de almoço, ficar com as milhas aéreas dos funcionários, quando estes fazem viagens de negócios, ou implementar KPIs que não trazem um retorno tangível para a empresa. Exemplo: uma empresa de recrutamento utilizar o KPI de quantas entrevistas o recrutador realizou no mês, ao invés de quantas vagas este recrutador fechou.

A empresa trata todos exatamente da mesma maneira

Não entenda mal este ponto. Mas diferentes profissionais são motivados de maneiras diferentes. Se você tratar os seus top performers da mesma forma que trata um profissional que faz um trabalho mediano, você aumentará as chances de perder seus melhores funcionários. Treinamentos, promoções e maiores desafios, costumam motivar quem sabe que possuí uma performance acima da média.

A empresa tolera baixa performance

Manter funcionários que possuem um baixo nível de comprometimento costuma desmotivar aqueles que possuem um verdadeiro foco em resultado e realmente trabalham de forma eficiente para que a empresa prospere.

A empresa não reconhece conquistas/realizações

A falta de incentivos (financeiros ou não) e celebração cansa aqueles que mais batalham e não recebem nada em troca. Um reconhecimento público pelo bom trabalho geralmente funciona como uma dose de endorfina.

 A empresa não se importa com as pessoas

A maioria das pessoas que deixam suas empresas, culpam o relacionamento com seus chefes. As melhores empresas para se trabalhar, certificam-se de que seus gerentes e gestores saibam balancear o lado profissional e o lado pessoal. É impossível trabalhar 8 horas por dia com uma pessoal sem ter o mínimo relacionamento pessoal agradável.

A empresa não proporcionam aos funcionários uma visão do todo

Dessa forma, os funcionários, mesmo os top performers (principalmente os mais jovens), ficam sem entender a importância do seu trabalho dentro do todo e acabam se desmotivando. Quando eles não enxergam um propósito no que fazem, vão buscar isso em outra empresa.

A empresa não permite que as pessoas sigam suas paixões

O Google permite que seus funcionários gastem 20% do seu tempo em algo que eles acreditam que traria maior benefício ao Google. Além de diversos produtos terem sido criados desta forma (Gmail e Google Adsense), o maior benefício desta iniciativa é aumentar o engajamento dos funcionários com a empresa. Quanto as pessoas se sentem parte integral de um grupo, elas tendem a entregar melhores resultados e a estarem mais felizes no trabalho.

As pessoas não conseguem se divertir na empresa

Hoje em dia nós passamos no mínimo 1/3 do nosso dia no trabalho. Ninguém consegue ser altamente eficiente e competente, sem estar feliz, sem se divertir, sem estar com uma mente positiva. Isso pode ser atingido de diversas formas, incluindo o próprio ambiente de trabalho (escritório).
RESUMINDO: os gestores tendem a culpar inúmeros fatores pelo baixo índice de retenção dos seus principais talentos, porém ignoram o ponto-chave deste problema: “as pessoas não costumam abandonar seu trabalho, abandonam os seus chefes.”
Quais outros motivos fazem bons profissionais se demitirem? Compartilhem suas experiências nos comentários!!

SOBRE O AUTOR: Augusto Rocha, ex-Controller, ex-BBB (não, isso é mentira), ex-A Fazenda (também mentira) e atualmente sócio da Outliers Academy (agora sim é verdade). Escreve toda semana sobre Desenvolvimento de Carreira no Pulse e no Blog da Outliers – blog.outliers.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário