quarta-feira, 12 de julho de 2017

6 passos para gastar menos do que ganha, não importa o seu salário

Quando há metas bem definidas, poupar não se torna um martírio e sim um estilo de vida, que levará a muito mais realizações e conquistas 

Gastar menos do que se ganha parece uma tarefa simples, mas exige mudanças comportamentais imediatas para que não falte dinheiro no decorrer do mês e, ainda, uma parte seja separada para investir.

O presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos, dá cinco dicas para começar a organizar o orçamento para gastar menos do que a renda mensal e programar investimentos. Veja:

1 - Reveja seu padrão de vida 

Se as contas não estão fechando, é hora de repensar totalmente as suas finanças e repensar o seu padrão de vida. Cortar gastos é uma atitude necessária para ganhar fôlego. "Pode parecer difícil. mas é fundamental observar que não é sustentável viver uma realidade que não é a sua", afirma Domingos.

2 - Analise os pequenos gastos

É importante ficar atento aos pequenos gastos. Despesas e compras feitas de forma desordenada acabam se tornando grandes ralos por onde escoam as economias. Em média, 25% dos gastos mensais são supérfluos e/ou desnecessários, de acordo com o educador financeiro. "As pessoas sempre dizem que não tem mais de onde reduzir os gastos, mas, ao fazer uma boa análise, observam que é possível", acrescenta.

3 - Faça um diagnóstico financeiro

Para identificar os gastos extras é preciso fazer um diagnóstico da vida financeira por 30 dias, anotando tudo o que gasta, separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente do que imagina.

4 - Priorize seus sonhos   

Muitas pessoas deixam para poupar para os seus objetivos quando - e se - sobrar algum dinheiro no final do mês. Se tiver fazendo dessa forma, dificilmente conseguirá conquistar seus sonhos no momento desejado.

"Recomendo que, a partir de agora, mude o modelo mental relacionado a forma de fazer um orçamento financeiro. É chegada a hora de priorizar aquilo que realmente importa, os sonhos e as metas pessoais e familiares", aconselha Domingos. Para colher resultados diferentes é preciso agir diferente, mudar atitudes e hábitos.

5 - Pratique um orçamento diferente

Observe como funciona o seu orçamento hoje. A maioria das pessoas faz a seguinte conta: ganhos (-) gastos = lucro/prejuízo. "Não adianta esperar que, assim, sobre algum dinheiro ao final do mês para poupar". As pessoas tem a tendência de gastar enquanto tiver dinheiro. É natural, mas é algo que tende a levar a frustração por não conseguir realizar seus sonhos.

O especialista apresenta um novo cálculo: ganhos (-) sonhos (-) gastos, Dessa forma, não há lucro ou prejuízo, as contas batem e você estará priorizando seus objetivos e ajustando seu padrão de vida ao valor que sobrar,

Para isso, logo que receber o salário, já se deve retirar a quantia mensal necessária para a realização do sonho, colocando esse dinheiro a melhor opção de investimento de acordo com o prazo e objetivo.

6 - Pense no curto, médio e longo prazo

É importante que tenha pelo menos três sonhos ao mesmo tempo: um de curto prazo (a ser realizado em 2017 - ou nos próximos 12 meses - para adultos e no próximo mês para crianças), outro de médio prazo (entre um e 10 anos para adultos e entre um e seis meses para crianças) e um de longo prazo   (a ser realizado a partir de 10 anos para adultos e a partir de seis meses para crianças).

"Veja que é muito mais uma questão de mudança de comportamento do que fazer contas ou ter que se privar de algo. Quando temos metas bem definidas em nossas vidas, poupar não se torna um martírio e sim um estilo de vida, que levará a muito mais realizações e conquistas", afirma o educador financeiro.




m onde-investir





Nenhum comentário:

Postar um comentário