A promessa de um emprego, um sonho que para muitos brasileiros parece distante demais. Grupos de fraudadores no Linkedin e sites que oferecem vagas de emprego se aproveitam da ideia, da ingenuidade e as vezes do desespero da busca de um futuro melhor para aplicar seus golpes.
GOLPE OFERECE FALSO EMPREGO
Como funciona o golpe de falso emprego? O golpe de falso emprego aparece de diversas maneiras. Consultores de RH oferecem vagas que vão de assistentes a supervisores em grandes corporações. Dentre elas estão a ExxonMobil, Shell, empresas de petróleo no Reino Unido e até mesmo a Petrobras. Ele começa com a oferta de emprego falsa em um site de empregos. Alguns dias depois da candidatura, o candidato recebe um e-mail que teria sido enviado pela subsidiária Malasiana da ExxonMobil (por exemplo....), a empresa de petróleo norte-americana.
Uma pessoa "do RH" que atende pelo nome de Fatimah Aziz explica que após revisar o currículo a empresa estaria contente com a qualificação e a experiência do candidato. Anexado a esse e-mail está um formulário de “entrevista digital”, que não é nada mais do que um formulário feito no Word.
Preenchido esse formulário – o candidato recebe mais instruções da falsa funcionária de RH. É hora de assinar o "CONTRATO" que o tornará um futuro funcionário da ExxonMobil na Malásia. O emprego promete um salário bom, bônus, um apartamento, fundos adicionais em caso de viagens a trabalho e a garantia de que até existiria uma bolsa para cobrir os estudos dos filhos.
Os gastos de mudança seriam pagos pela empresa por meio do adiantamento dos dois primeiros meses de salário. No caso da vaga, US$ 19.600. Um detalhe nesse contrato chama a atenção – a empresa pede que ele seja enviado assinado em um prazo "limite de três dias".
Novamente, o trabalho é relativamente “bem produzido”, porém alguns pequenos detalhes que para quem não acompanha comumente o mundo digital podem passar despercebidas. É o caso de tanto o logo como o selo do PDF que foram anexados nos e-mails estavam de terrível qualidade. Vale apontar também que nenhum desses PDFs estavam com um certificado digital ou alguma solução que garanta a sua veracidade.
Com o contrato assinado, um outro personagem entrou na jogada, Mohammad Abdullah, o advogado fictício da ExxonMobil. Encarregado de cuidar da “papelada” – vistos de trabalho tanto para o funcionário quanto para a família, atestado de antecedentes e seguro de vida internacional – ele pede um adiantamento de uma quantia maior do que mil dólares para efetuar o processo. Em todos os questionamentos feitos via telefone ou e-mail, ele assegura que esses documentos são expedidos pela própria empresa e o funcionário pode ficar despreocupado. Assim que ele enviar o depósito em uma conta na Malásia os documentos serão expeditos.
É assim que o grupo consegue os primeiros lucros com o golpe. O funcionário é enganado a realizar dois pagamentos para diferentes tipos de documentos. Tais documentos ficam prontos em questão de dias e são enviados novamente por e-mail. Não se tratam de um arquivo PDF, um comprovante, nada. Apenas três imagens JPG anexadas no e-mail e em uma qualidade terrível. Até esse estágio quase cinco mil dólares, mais de 15 mil reais já foram enviados para os golpistas.
O grupo não para por aí. Com toda a documentação pronta, Mohammad abre uma “conta” em nome do funcionário e o gerente – Mariyam Binti – entra em contato. Antes dela ser aberta ela supostamente teria dois tipos para expatriados: Gold, que requer um depósito de oito mil dólares e Platinum, que pede um depósito de US$ 10 mil.
Anexado a esse e-mail está outro formulário com ainda mais dados e requerimentos do Public Bank MalaysiaEste ao menos existe(VEJA AQUI) apenas o e-mail que está completamente diferente do que os usados para comunicação na empresa.
Os golpistas não aceitavam um “não” como resposta. Após candidato explicar que não havia como transferir essa quantidade de dinheiro, Mariyam Binti sugere que sua esposa faça o depósito. Fatimah Aziz, do falso setor de RH explica em um novo e-mail que este seria o último passo necessário para que a empresa libere os fundos para a viagem e envie todos os documentos via correio.
Quando indagada sobre a vaga ser fraude, Fatimah, seja lá qual for seu verdadeiro nome, entra na defensiva. O candidato aponta para a página oficial daExxonMobil Malasia (VEJA AQUI COMUNICADO DA EXXON) que alerta sobre possíveis fraudes de falso emprego no exterior e o pagamento de tarifas para a confecção de documentos. “Isso são as regras usadas por bancos islâmicos”, disse em seu último e-mail.
O motivo da página sobre fraudes estar no ar? Prevenir reclamações “desnecessárias” de funcionários que foram enganados por agentes de recrutamento falsos. Fecha o e-mail de maneira terrivelmente não profissional, comenta que não deve nenhuma desculpas por qualquer irregularidade e que se o candidato ele pode desistir da vaga que a empresa irá processar o estorno dos valores enviados.
QUEM ESTÁ POR TRÁS DISSO E COMO SE PREVENIR?
Ofertas de emprego, a chance de trabalhar de casa, ganhar dinheiro rápido, falso emprego no exterior. Alguns desses scams são tão antigos quanto a própria internet, como a famosa história do príncipe nigeriano que tem uma grande quantia em dólares e precisa de ajuda para transferi-la de ilegalmente.
Um artigo publicado pelo New York Times aponta que quase 1/5 desses "scams" são originados na Nigéria. No caso do golpe de falso emprego no exterior, o domínio usado para o envio de e-mails estava de fato registrado a um residente do país. Esses grupos, sejam nigerianos ou não usam diversas maneiras para obter dados de pessoas que estão em busca de um emprego. De sites de emprego falsos, e-mails, perfis falsos no Linkedin e em outros sites de redes sociais.
Dados publicados pelo IC3, centro de denúncias de crimes na internet dos EUA, mostram que mais de 9 mil pessoas foram lesadas com a fraude de antecipação de recursos (Advance Fee Fraud) – totalizando uma perda de 25 mil dólares. No Brasil, Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) recebeu no ano passado 467.621 denúncias sobre crimes de fraude.
Deles 21,24% eram páginas falsas. Apenas 0,77% eram fraudes como a de antecipação de recursos.
Linkedin, assim como outras plataformas, não oferece uma estrutura capaz de resolver os problemas com scammers que oferecem falso emprego no exterior de forma rápida. Reportar um perfil não é garantia que ele será excluído. Alguns grupos criados por usuários dentro do site tentam reduzir a quantidade de lesados, mas não é o suficiente. Perfis que foram identificados como scammers estão ativos um mês após as denúncias.
A primeira linha de prevenção em casos como o golpe de falso emprego no exterior ou qualquer outro tipo, tem de partir do usuário. Desconfie sempre de "empresas" que solicitam pagamentos adiantados, porém com um valor menor do que o salário que receberá e solicitações de respostas urgentes.
A Shell, uma das empresas que é usada para esse tipo de golpe de falso emprego no exterior, informa no site de carreiras que não pede dinheiro durante o processo de recrutamento de novos funcionários.
E para finalizar aqui no Brasil, veja este COMUNICADO OFICIAL da Construtora Odebrecht alertando sobre vaga FALSA usando a Odebrecht aqui no Linkedin: (CLIQUE AQUI E VEJA)
ESTAMOS DE OLHO!!! - VAMOS EM FRENTE!!!
Boa sorte em sua busca e conte comigo!!!
Kleyton José - Headhunter