sexta-feira, 26 de julho de 2013

Os riscos e as vantagens das franquias de quiosques

Os segmentos que vem se utilizando dessa estratégia são os mais variados possíveis, segundo especialista






Os riscos e as vantagens das franquias de quiosques por Adir Ribeiro, especialista em franquias


Tem sido cada vez mais comum encontrar franquias de quiosques nos principais centros comerciais e shopping centers do Brasil, bastante atrativos em termos de design e funcionalidades operacionais para o negócio, não mais sendo operados de maneira amadora ou para preenchimento de espaços vazios nesses centros.

Os segmentos que vem se utilizando dessa estratégia são os mais variados possíveis, desde doces, óculos, relógios, alimentação, lanches, maquiagem, revistas, sandálias entre outros.

A principal vantagem da adoção do quiosque como forma de expansão está relacionada ao capital investido necessário para um franqueado, que é bem menor se comparado a uma loja física tradicional. Nesse caso, não haverá custos de obras, nem tão pouco ( na maioria dos casos ) a necessidade de investimentos no ponto comercial.

Além disso, várias marcas no Brasil usam o quiosque como forma de entrada em um determinado local        ( shopping geralmente ) para testar o conceito e o fluxo de pessoas. Assim, é possível tomar uma decisão mais assertiva sobre o potencial de expansão do negócio.

Por outro lado, a operação de um quiosque tende a ser mais complexa no que se refere à falta de espaço para armazenamento de determinados materiais necessários. Além disso, o risco de furto tende a ser maior pela relativa fragilidade e acesso aos produtos.

Do ponto de vista institucional e de exposição da empresa, os quiosques tem sido aprovados pelo mercado de maneira geral.
Com a ampliação da concorrência nos diversos segmentos de mercado, ter acesso ao cliente de maneira mais estruturada e com diversas opções e formatos de negócios tem sido mandatório para as marcas que querem consolidar seus negócios.

Outro ponto fundamental é ter um modelo de negócio viável, com a previsão real de vendas e despesas, bem como a previsão de retorno do investimento dentro de prazos adequados para a sustentabilidade do sistema de franquias, alcançando a satisfação para os franqueadores e franquiados.


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