sábado, 26 de janeiro de 2013

10 franquias que estarão em alta este ano

Veja quais serão os tipos de negócio mais promissores e que devem crescer em 2013


Em alta.  Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias espera faturar 120 bilhões de reais em 2013, batendo recorde na história do setor. Em quantidade de lojas, o crescimento deve ser de 10%, alcançando 115 mil franquias. Em meio a tantas opções, os empreendedores costumam ter dúvidas sobre quais setores e marcas investir.

Para ajudar, Exame ouviu os consultores Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, Adir Ribeiro, sócio-diretor e fundador da Praxis Business e Luiz Henrique Stockler, sócio-diretor da Stockler, para saber quais são as áreas para franquias que estarão em alta neste ano.



Alimentação Saudável


 Com índices de obesidade cada vez maiores, a preocupação com a saúde e a alimentação aumenta. Por isso, as redes de alimentação saudáveis devem se destacar esse ano. "São exemplos franquias de saladas especiais, grelhados, sucos e sanduíches de baixa caloria", dis Claudia.

Vale lembrar que o segmento de alimentação fora de casa, como um todo, é promessa para 2013. "As praças de alimentação já são dominadas por redes de franquias, representando mais de 90% de sua ocupação. É o setor mais bem estruturado do franchising", explica Stocler. O investimento médio é de 185 mil reais.


 Pet Shop

 O mercado de produtos e serviços para animais domésticos no Brasil já é bilionário. A previsão de faturamento para 2012 era de quase 13 bilhões de reais. "Este é um setor é enorme da economia, ou melhor, do consumo das famílias, ainda muito pulverizado e sem nenhuma rede de expressão nacional. Quem se estabelecer agora se tornará referência de mercado", opina Stockler.

Franquias Baratas

Por mais um ano, as microfranquias, negócios com investimento de até 50 mil reais, devem continuar crescendo. Geralmente, as oportunidades estão mais na área de serviços. "As microfranquias, em especial aquelas com serviços domésticos e voltados para os cuidados com idosos e pequenos reparos, devem estar em alta", diz Claudia.

Estes negócios representam 17% do total de marcas e 4% do faturamento do setor, ou seja, 3,7 bilhões de reais, segundo a ABF.


Serviços para Carros

O Brasil já tem mais de 70 milhões de veículos registrados, um mercado e tanto para as franquias de serviços automotivos. Há negócios nas áreas de manutenção, reparos, instalação e venda de acessórios. "Esta frota precisa de serviços e produtos. O mercado ainda é bastante pulverizado, com muitas empresas independentes fora de grandes redes. As franquias existentes têm bom desempenho e vão liderar este processo de consolidação", explica Stockler. O investimento médio é de 210 mil reais.



Roupas e sapatos


 Outra tendência que ganha força no mercado de franquias é o de indústrias entrando no varejo, especialmente nas áreas de roupas e sapatos. Um exemplo de consolidação do tipo é o da Hering, que está entre as que mais vendem no Brasil. "As indústrias do ramo de vestiário e calçados vão continuar entrando para o varejo via franchising", reforça Claudia. O investimento médio é de 155 mil reais.


Saúde e estética

 Os negócios ligados à área de saúde e bem estar continuam em alta. "Destaque para franquias relacionadas à beleza da mulher, tais como clínicas de estética, tratamento da pele, salões de beleza e depilação", diz Claudia. Além disso, academias e clínicas especializadas em RPG e pilates, também entram na lista. Stockler ressalta o potencial de um mercado ainda pequeno no Brasil, o de suplementos alimentares. "É uma tendência mundial de consumo", diz o consultor.

Cosméticos

O mercado de beleza brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Ribeiro ressalta o potencial da lojas de produtos de beleza como franquias. Um exemplo é a marca Quem disse Berenice?, lançada pelo grupo Boticário, no ano passado. As primeiras unidades tem apresentado resultados muito satisfatórios", diz. O investimento médio nessa área é de 180 mil reais.



Presentes

Já em 2012 o mercado de presentes ficou movimentado com a chegada da marca Love Brands. "Esse é o resultado da junção de três experientes empresas franqueadoras, a Imaginarium, a Baloné e a Puket, que atingirão cidades entre 40 mil a 200 mil habitantes, sem franquias exclusivas das marcas", diz Adir.

Para ele, este é também um mercado pouco estruturado. "O segmento é pulverizado e faltam propostas de negócios estruturadas e personalizadas, com marca, visual merchandising e suporte", explica.


Decoração


A construção civil continuará aquecida no Brasil, por conta da Copa do Mundo e Olimpíada. "Todos os imóveis lançados nos anos anteriores foram recentemente entregues ou estarão prontos nos próximos anos e precisam agora ser decorados", justifica Stockler. As franquias com destaque são as de produtos e serviços para casa e para construção civil. As franquias de mobiliário e decoração tem investimento médio de 180 mil reais.


Conveniência

As franquias da área de conveniência contam com a vantagem de estarem associadas as outros negócios, como postos de combustíveis. Ribeiro exemplifica com o caso da rede AM/PM, instalada junto aos postos Ipiranga e que é uma das maiores redes do país. "Isso demosntra claramente o potencial de negócios para o Brasil", diz.



fonte: Exame.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário