quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 Franquias com Investimento de R$ 25 mil

Conheça detalhes sobre doze opções de negócios para começar com menos de R$ 30 mil reais



Para todos os bolsos
Hoje, já existem franquias para quem pode investir 150 mil, 100 mil, 35 mil e até 15 mil reais. Com valor de investimento inicial de até 50 mil reais e faturamento médio mensal de 30 mil reais, as microfranquias começaram a chamar atenção dos empreendedores brasileiros depois da feira de franquias organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2010. Segundo a ABF, os negócios deste tipo já somam 12 mil unidades, ou 5% das franquias brasileiras.
Boa parte delas é em modelo home-based, que dispensa o aluguel do ponto comercial, e não exige muitos funcionários. Atualmente, 260 redes oferecem este tipo de negócio, que gera 36 mil empregos formais. Antes de fechar negócio, pesquise sobre a rede e converse com outros franqueados. Confira a seguir treze opções de franquias que podem ser abertas com investimento de 25 mil reais.
AcquaZero
Criada em 2009, a rede de lavagem de carros Acquazero defende a preservação do meio ambiente, por isso, a franquia só usa produtos biodegradáveis e certificados pela ANVISA para cuidar dos veículos. Segundo a rede, em uma lavagem são usados apenas 200 mililitros de água para dissolver os produtos. Com base em São Paulo, a AcquaZero trabalha com licenciamento da marca e franquias. Hoje são 39 unidades em funcionamento em quatro modelos de franquias que variam conforme o tipo de ponto. O investimento vai de 5,5 mil a 15 mil reais. O retorno desse investimento deve acontecer entre 12 e 18 meses.
Century 21
A rede americana Century 21 é uma das maiores franqueadoras de imobiliárias do mundo, com mais de oito mil franqueados em 73 países. No Brasil, opera desde 2008 e tem mais de 100 franqueados. Hoje o faturamento anual da Century 21 ultrapassa 1 bilhão de reais. Esse valor deve saltar para 50 bilhões até as Olimpíadas. Há dois modelos de franquias que custam até 25 mil reais. A conversão de uma agência para a marca exige investimento de 10 mil reais. Quem quiser abrir uma unidade em cidades com até 500 mil habitantes desembolsa 25 mil reais. O retorno do investimento acontece entre 12 e 24 meses.
Disk Manicure
Criada pela estilista Renata de Barbosa Ingold Boudon, a rede Disk Manicure oferece serviços de manicure e pedicure em domicílio em oito estados. A abertura da empresa surgiu da necessidade de Renata por um serviço mais higiênico e personalizado. As franquias, criadas no final de 2010, exigem investimento de 25 mil reais, que inclui capital de giro, taxa de franquia e a estrutura necessária. O prazo de retorno é de 18 meses, em média.
Ecojardim
A franquia Ecojardim oferece serviços de jardinagem em residências e condomínios. A marca, que foi lançada no ano passado, tem 25 unidades e planejar abrir mais 15 franquias até o final deste ano. O investimento inicial é de 12,5 mil reais, o que inclui o treinamento de gestão, a contratação de profissionais e a prospecção de clientes na região. A empresa cobra taxa de publicidade de 2% sobre o faturamento e calcula o retorno do capital em até 12 meses.
Four Style
A marca de roupas de ginástica Four Style aposta nos eventos esportivos que o Brasil deve receber em 2014 e 2016 para crescer. As lojas da rede têm, em média, 35 metros quadrados. Criada em 2007, a empresa desenvolveu agora uma franquia compacta para ser instalada em academias, clubes e condomínios. Este modelo tem investimento inicial a partir de 12,9 mil reais. No próximo ano, a rede deve inaugurar 12 franquias no Rio de Janeiro. São Paulo e Minas Gerais também são estados que interessam o grupo. O prazo de retorno da franquia é em média de 24 a 30 meses.
Grupo Zaiom
O grupo Zaiom é o maior grupo de microfranquias do país. Atualmente, administra sete marcas de negócios variados, desde cuidadores de idosos, reforço escolar, manutenção de computadores, jardinagem até fotodepilação em domicílio. Todas exigem investimento inicial de 20 mil reais. Para este ano, a rede está investindo na expansão das marcas Amigo Computador e Dr. Jardim. As duas franquias têm faturamento médio mensal de 15 mil reais e o prazo de retorno do capital investido é de 6 a 12 meses.
Jan-Pro
A rede americana de franquias de limpeza Jan-Pro chegou ao Brasil neste ano com três modelos de franquias com investimentos entre 5 mil e 47 mil reais. Na microfranquia, a mais barata, o próprio franqueado faz a execução do serviço. Neste modelo, a marca garante o primeiro cliente e faturamento médio mensal de 5,6 mil reais e o retorno acontece em quatro meses. A chamada franquia gerencial exige investimento de 25 mil reais e, neste caso, o franqueado atua como gerente e pode faturar até 10 mil reais por mês. O retorno do capital acontece em 10 meses.
Kumon
A rede de ensino Kumon foi criada no Japão e chegou ao Brasil em 1977. Por aqui, a segunda maior rede do país tem mais de 1500 franquias atendem 100 mil alunos. O investimento mínimo inicial é de 15 mil reais. Segundo a rede, uma unidade com 100 alunos, em grandes cidades, fatura até 13 mil reais. O retorno deste capital acontece, em média, entre 18 e 24 meses.
Miss Hollywood
Criado no ano passado, o salão Miss Hollywood usa a temática do centro das estrelas do cinema para atrair a clientela. Segundo o empresário Edson Ramuth, que criou a rede, um estudo de viabilidade e o ponto adequado são chaves para o sucesso da franquia. Hoje, a rede tem salões em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia e Ceará e busca franqueados nas regiões Norte, Nordeste e Sul. O investimento inicial é de 24,5 mil reais e, segundo a rede, o faturamento médio mensal é de 20 mil reais. O retorno do investimento acontece a partir de 6 meses.
Seu Pet com Sobrenome
A franquia Seu Pet Com Sobrenome, nova no mercado, oferece um serviço no mínimo curioso: o registro oficial de nascimento, óbito, casamentos e até testamento de animais de estimação. Com investimento de 13 mil reais, a marca oferece franquias em quiosques em shoppings center ou móveis, que podem funcionar junto a pet shops, por exemplo. Os donos de pets que quiserem colocar seu sobrenome no bichinho desembolsam 150 reais por cada certidão.
Zets
A franquia de lojas virtuais foi uma das que mais cresceu no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com 70 unidades em funcionamento, a Zets cresceu quase 200% em número de unidades e atua com mais força em São Paulo e no Rio de Janeiro. O investimento em uma unidade é de 7,2 mil reais. O prazo de retorno calculado pela empresa varia entre 12 e 18 meses.
Zoom
A Zoom é representante exclusiva da Lego Education no Brasil e oferece franquias de cursos para crianças e jovens. A empresa usa a robótica educacional e experiências lúdicas para ensinar. Hoje, 37 franquias atuam no modelo educador, em que o próprio franqueado, depois de receber uma capacitação e certificação especial, dá as aulas. Este modelo tem investimento de 14 mil reais e payback em 12 meses. O faturamento médio mensal é de 5 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário